Montes Claros recebe repasse do governo para o fomento do agroextrativismo

Cerca de R$ 950 mil serão repassados à Montes Claros pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O repasse visa oferecer apoio ao fomento da rede de valor dos produtos no agroextrativismo do município.
Denominado “Arranjo Produtivo Local (APL) do Pequi e Frutos do Cerrado: negócio de impacto socioambiental para Montes Claros e região”, o programa será realizado pela Prefeitura de Montes Claros, para favorecer a criação de oportunidades para futuros negócios, a venda de mercadorias beneficiados e in natura, estimular o enriquecimento cultural da gastronomia e desenvolver a economia da região, por meio da produção de renda e aprimoramento da qualidade de vida dos trabalhadores no agroextrativismo.
O programa faz parte da Ação Agroextrativismo, que tem a finalidade de assegurar as regras do Programa Mineiro de Incentivo ao Cultivo, à Extração, ao Consumo, à Comercialização e à Transformação do Pequi e Demais Frutos e Produtos Nativos do Cerrado (Pró-Pequi). A Ação Agroextrativismo está ligada ao Programa de Apoio às Cadeias Produtivas da Agropecuária, da Secretaria de Agricultura.
Para desenvolver o agroextrativismo e trabalhar para a preservação do Cerrado, a Secretaria de Agricultura realizou um aporte de mais de R$ 1 milhão para o estabelecimento de iniciativas que, possuem o objetivo de solucionar as dificuldades sanitárias enfrentadas pelos pequizeiros e fomentar a rede produtiva, com o devido apoio técnico para agroextrativistas e seus negócios.
“O fortalecimento da cadeia no município se refletirá em crescimento para agroextrativistas e seus empreendimentos coletivos em toda a região Norte do estado, uma vez que Montes Claros centraliza grande parte da comercialização e do escoamento dos frutos nativos desta região. Isso torna estratégica a execução do projeto no município”, destaca o Subsecretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Demicheli.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Entre as iniciativas criadas, há o mapeamento do mercado de produtos de origem do Cerrado, a formação agentes de Montes Claros para a inclusão dos produtos nos editais do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (Paa), o fomento para o consumo por meio de ações de desenvolvimento para hotéis, bares e restaurantes do município e a produção de livros e cartilhas.
*Estagiário sob supervisão da edição
Ouça a rádio de Minas