Agronegócio

Itanhandu, no Sul de Minas, investe em produção de bananas

Emater-BH mobiliza produtores a aumentarem área de cultivo e venderem as frutas para escolas públicas
Itanhandu, no Sul de Minas, investe em produção de bananas
Crédito: Divulgação Emater-MG

Pequenos produtores de Itanhandu, no Sul de Minas Gerais, estão apostando no cultivo de bananas como uma nova fonte de renda. Tradicionalmente, a economia agrícola do município é dominada pela pecuária leiteira e pelo cultivo de milho para silagem. No entanto, o plantio de frutas está gradualmente ganhando terreno, especialmente para abastecer o mercado local.

Os bananais em Itanhandu estão localizados na comunidade rural Serra dos Noronhas. De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), a produção anual de bananas no município é de cerca de 72 toneladas.

“A banana é comercializada por delivery, na feira livre e no mercado local. Também há o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)”, explica o técnico da Emater no município, Edson Gualberto Fonseca. 

Fonseca ressalta que a demanda pela fruta é muito alta e que uma boa parte da produção vem de outros municípios. Portanto, há uma boa perspectiva para aumentar a área de cultivo em Itanhandu. “Queremos que a produção local atenda à demanda do município. A banana é uma cultura de fácil manejo e baixo custo de manutenção. Além disso, existem áreas de plantio não aproveitadas para outras culturas”, afirma.

A Emater-MG está incentivando a produção de bananas, mobilizando os produtores para venderem a fruta para as escolas públicas através do Pnae. O programa é um canal importante para a venda de produtos da agricultura familiar, destinados à alimentação dos alunos das escolas públicas municipais e estaduais. Além disso, em parceria com a prefeitura, a empresa está organizando a compra conjunta de três mil mudas, que serão doadas aos agricultores.

Capacitação para produção da fruta

A capacitação dos produtores faz parte das ações para aumentar a produção de bananas em Itanhandu. Nesta terça-feira (25), a Emater-MG realizará no município uma etapa do Circuito Frutificaminas, que contará com palestras técnicas de especialistas em diversos polos de produção do estado.

Durante o evento em Itanhandu, serão abordadas técnicas de plantio de mudas e cuidados culturais. “Como é uma comunidade de produtores que trabalha com agroecologia, utilizaremos produtos naturais. O foco principal será o controle de doenças e pragas, como a broca da bananeira e a sigatoka-negra”, explica Fonseca.

Além de questões relacionadas ao cultivo de bananas, o Circuito Frutificaminas em Itanhandu também tratará da produção de biofertilizantes e do cultivo de uvas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local. O evento acontecerá na comunidade de Serra dos Noronhas, a partir das 8h30.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas