Exposição Nacional do Cavalo Campolina vai premiar os melhores da raça em Belo Horizonte

Os melhores exemplares da raça Campolina, reconhecida pela montaria confortável e pela docilidade, serão conhecidos durante a 45ª Exposição Nacional do Cavalo Campolina, que acontece entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro. O evento, que será no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte, reunirá cerca de 450 cavalos que participarão da exposição, competições esportivas e leilões.
Nascida em Entre Rios de Minas, a raça Campolina é uma das mais tradicionais entre os animais marchadores. O animal é o resultado de vários anos de seleção e cruzamentos de raças de cavalo feitos por Cassiano Campolina, fazendeiro da cidade. Os cavalos se destacam pelo grande porte, pela agilidade, resistência e de beleza inigualável.
Conforme o diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Campolina (ABCC Campolina), Igor Moreira Gonçalves, as expectativas em relação ao evento são positivas. Isso porque a raça está em pleno crescimento. Além disso, durante a Nacional estarão reunidos os melhores exemplares da raça, uma oportunidade para conhecer a evolução dos trabalhos e trocar experiências.
“Nossas expectativas são as melhores, teremos 450 animais presentes ao Parque da Gameleira vindos de todas as regiões do País. Este é o maior e o mais importante evento da raça, onde vamos mostrar todo o trabalho desenvolvido no ano hípico”.
Ainda conforme Gonçalves, a Nacional do Campolina acontece há 45 anos e é o evento onde os melhores cavalos são premiados. Além da competição, é a Nacional é um momento oportuno para a confraternização dos criadores que podem trocar informações e participar dos leilões. A entrada do evento é gratuita e conta ainda com espaço gastronômico e shows.
“O evento acontece com várias frentes, sendo a principal é a exposição onde ocorre a avaliação morfológica e de marcha. Mas, o evento conta ainda com ações voltadas para toda a família. Teremos provas esportivas, aulas de equitação e provas infantis. Essa variedade de eventos dentro da Nacional é importante porque sempre defendemos o Campolina como o cavalo da família”.
Mercado do Campolina em expansão
Quanto ao mercado do cavalo, o mesmo segue em crescimento. Gonçalves explica que o número de criadores associados à ABCC Campolina cresceu cerca de 20% em 2024, resultado de um amplo trabalho para resgatar antigos associados e atrair novos.
“O cavalo Campolina é uma raça tradicional de Minas Gerais, é a mais antiga do Estado e, nos dois últimos anos, apresentou um crescimento expressivo. Em 2024, o número de associados cresceu em mais de 20%. A raça vive o melhor dos últimos 20 anos. Hoje, são 2,5 mil criadores cadastrados na Associação e a grande maioria é de Minas Gerais. Acreditamos que a raça continuará em expansão e esperamos um crescimento acima do de 2024 e 2025”.
Ouça a rádio de Minas