Exposição Nacional do Cavalo Campolina apresenta evolução da raça

Berço da raça Campolina, Minas Gerais recebe a 44ª Exposição Nacional do Cavalo Campolina. O evento, que vai até o dia 19 de outubro, é o principal da raça e vai eleger os melhores exemplares do Brasil. A Nacional do Campolina, que acontece no Parque de Exposições Bolivar Andrade, o Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, deve reunir em torno de 400 animais, que participarão de julgamentos e campeonatos de marcha.
De acordo com o diretor de Cavalgadas da Associação Brasileira dos Criadores de Campolina (ABCC Campolina), Marcelo Souto Nacif, a Nacional é o principal evento da raça e onde são conhecidos os melhores animais. O evento é importante para o reconhecimento dos trabalhos dos criadores e também para estimular os investimentos constantes na melhoria genética do cavalo Campolina.
“Durante a Nacional do Campolina, teremos cerca de 84 criatórios levando os animais. O evento é o mais tradicional e aguardado do ano. Os grandes campeões da raça saem desta exposição e, realmente, são os animais zootecnicamente superiores. Apesar de existirem categorias onde os seis animais escolhidos como melhores são extremamente bons, somente um vira o grande campeão. Então, o evento é uma grande oportunidade de ver tudo que existe de melhor na raça hoje”, explicou.
Programação
A expectativa é que cerca de 20 mil pessoas visitem o evento. Além dos julgamentos e provas, a Nacional do Campolina também conta com opções para toda família com shows, espaço kids, butique do Campolina, praça de alimentação com restaurantes e boate. Outra atração são os três leilões, que devem movimentar cerca de R$ 3 milhões.
Conforme o criador de Entre Rios de Minas – berço da raça, e sócio-proprietário da Leiloeira Confiança Campolina -, Paulo Vitor Meijon, o mercado do Campolina segue aquecido.
“Ao longo da Nacional do Campolina são feitos negócios de grande valor entre os criadores e surgem novos usuários e adeptos a raça. O mercado é crescente, vem sendo bastante valorizado e pulverizado entre criadores e novos compradores”.
A história do Cavalo Campolina
Nascida em Entre Rios de Minas, a raça Campolina é uma das mais tradicionais entre os marchadores. O animal é o resultado de vários anos de seleção e cruzamentos de raças de cavalos feitos por Cassiano Campolina, fazendeiro da cidade.
O criador começou seus esforços para criação da nova raça de cavalos nos anos de 1870. O objetivo era criar cavalos de grande porte, ágeis, resistentes e de beleza inigualável.
Para definir o padrão racial e aperfeiçoar a raça conforme suas características oficiais, há 70 anos foi fundada a ABCC Campolina, que atualmente conta com cerca de 1,2 mil associados no País e quase 60 mil animais registrados.
Apesar da raça ser amplamente distribuída pelo Brasil, Minas Gerais concentra o maior plantel de cavalos Campolina. Conforme os dados da ABCC Campolina, no Estado estão registrados 28.783 animais da raça, praticamente a metade do plantel nacional.
Ouça a rádio de Minas