Agronegócio

Fintech mineira Nagro supera R$ 600 milhões em crédito para o agronegócio

Empresa também está ampliando os serviços oferecidos em seu aplicativo
Fintech mineira Nagro supera R$ 600 milhões em crédito para o agronegócio
Foto: Agência Brasil/Tânia Rêgo

A fintech mineira Nagro Crédito Agro superou a marca de R$ 600 milhões em crédito concedido ao longo deste ano, abrangendo mais de 1,3 mil municípios e 7 mil produtores rurais. Além disso, a empresa planeja expandir as linhas de crédito com foco em investimentos de longo prazo, e apostar no desenvolvimento de iniciativas inovadoras, como a tokenização de ativos financeiros.

As informações são do cofundador e COO da Nagro, Leonardo Rodovalho. Ele destaca que a startup já atingiu a marca das 280 operações tokenizadas (digitalização de ativos) de produtores rurais.

Segundo o empresário, esse resultado posiciona a empresa como uma das líderes no agronegócio em um mercado emergente, alinhado a uma agenda promissora do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para 2025.

Rodovalho também destaca a captação de R$ 75 milhões pelo fundo Fiagro Nagro Oikos, gerido pela fintech em parceria com a Oikos Capital, realizada em meio a um cenário desafiador para o crédito no agronegócio.

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Para ele, a captação reflete a confiança dos investidores na estratégia da Nagro, além de garantir mais liquidez para o apoio a produtores e revendas parceiras em momentos críticos.

“Com isso, a Nagro não apenas fortalece sua atuação no mercado de crédito agrícola, mas também beneficia todo o ecossistema do agronegócio ao financiar compras de insumos e outras operações essenciais. A captação consolida a liderança da Nagro no setor e demonstra sua capacidade de execução e visão de longo prazo para transformar o mercado”, diz.

De acordo com o COO da startup mineira, o fundo deve alcançar entre R$ 190 milhões e R$ 200 milhões no próximo ano, o que acabará fortalecendo ainda mais a operação da empresa no mercado.

Fundadores da fintech mineira Nagro.
Da esquerda para a direita: Gustavo Alves e Leonardo Rodovalho | Foto: Divulgação Nagro

Principais conquistas e desafios de 2024

Para Leonardo Rodovalho, 2024 foi um ano marcado por consolidações e avanços estratégicos. Ele destaca o fato de a fintech já ter superado a barreira de 1 mil empresas utilizando a plataforma de análise de risco AgRisk neste ano, o que reforça a posição do sistema como uma ferramenta essencial para decisões mais assertivas no crédito agro.

Outra conquista citada por Rodovalho foi o lançamento do workflow da Nagro que, segundo ele, foi uma solução muito aguardada no mercado e que trouxe processos estruturados de crédito para empresas do agronegócio, como revendas e cooperativas. “Grandes players já adotaram a ferramenta com resultados positivos”, pontua.

Além disso, a empresa mineira também obteve a licença do Banco Central (BC) para atuar como Sociedade de Crédito Direto (SCD) com instituição de pagamento (IP). O COO explica que essa ação permitiu que a Nagro possa oferecer contas digitais e expandir suas operações de crédito com mais flexibilidade.

Quanto às principais dificuldades enfrentadas ao longo de 2024, Rodovalho destaca o cenário econômico no agronegócio. Segundo ele, o setor enfrentou dificuldades devido à queda nos preços de commodities como a soja e a carne, o que gerou um ambiente mais restritivo para o crédito.

“Muitos produtores tomaram decisões financeiras baseadas em projeções de margens elevadas que não se concretizaram, o que levou a um aumento no número de Recuperações Judiciais (RJs)”, relata.

O empresário ainda ressalta que houve um aumento de RJs mal fundamentadas e preocupações com a concentração de risco no setor. Para ele, esses fatores exigiram disciplina nas políticas de crédito e na diversificação do portfólio.

“A Nagro respondeu a essas dificuldades aprimorando suas ferramentas de análise e educação no mercado, ajudando clientes a estruturar políticas de crédito e capacitando analistas e gerentes”, afirma.

Rodovalho considera que a tecnologia desempenhou um papel central nesse momento, por meio de ações de monitoração de riscos e do fortalecimento dos processos de tomada de decisão. Ele reforça que essas ações permitiram que a empresa pudesse superar os desafios e consolidar sua posição de liderança no setor.

“Apesar do cenário desafiador, alcançamos avanços significativos em crédito concedido, com políticas robustas e diversificação que permitiram à Nagro manter sua resiliência”, avalia.

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Foto: Adobe Stock

Planos para os próximos anos

Rodovalho destaca que a Nagro espera ampliar a atuação para além da concessão de crédito, conectando toda a cadeia agroindustrial e oferecendo uma experiência integrada com soluções inovadoras.

“Nosso plano é que a Nagro seja a principal parceira do produtor rural e da cadeia de crédito no agronegócio”, completa.

Para alcançar esse objetivo, o foco da empresa estará na ampliação de ações que promovam a capacitação do produtor e da cadeia de crédito, fortalecendo o conhecimento e melhorando a tomada de decisões.

“Queremos expandir nosso portfólio com soluções que atendam às necessidades tanto do produtor rural quanto das revendas, incluindo ferramentas para gestão e cobrança”, afirma.

Além disso, a Nagro deve manter o aprimoramento da estratégia de crédito com funcionalidades avançadas, como módulos de inteligência e automação, que simplifiquem e agilizem os processos.

Outra aposta apontada pelo cofundador da empresa é a criação de um ecossistema integrado que conecta produtores, revendas e demais players do setor, ampliando as oportunidades e otimizando operações para todos os envolvidos.

Nagro App

Dentre as iniciativas voltadas para o desenvolvimento de um ecossistema integrado, está o lançamento do aplicativo da Nagro no mercado. Lançado no segundo semestre do ano passado, com uma versão mais simples, o Nagro App está passando por uma evolução significativa em 2024.

De acordo com o product manager da Nagro, Paulo Robson, a expectativa da fintech mineira com o novo aplicativo é proporcionar uma experiência mais ágil, simples e eficiente para o produtor rural, alinhada às necessidades e ao dia a dia no campo.

“Desde o início, pensamos em um processo intuitivo e descomplicado, permitindo que a solicitação de crédito seja realizada de forma prática, sem burocracias desnecessárias, mas com a devida segurança e clareza”, explica.

Ele também garante que o aplicativo busca proporcionar mais rapidez nas devolutivas, seja para aprovação ou negativa do crédito, minimizando expectativas falsas e fortalecendo a transparência no processo. A meta, segundo Robson, é facilitar o acesso ao crédito e oferecer uma plataforma que ajude o produtor a entender melhor os critérios de análise e a tomar decisões financeiras mais informadas.

“Esse é um passo importante dentro do nosso compromisso com a inovação e a educação financeira no agronegócio, integrando a tecnologia ao ecossistema do produtor rural”, declara.

O product manager lembra que a ideia de criar o aplicativo surgiu da necessidade de oferecer um ambiente completo e acessível para o produtor rural gerenciar as solicitações de crédito e acompanhar todo o processo, desde a análise até os pagamentos. No entanto, a visão da empresa também vai para além do crédito.

“Queremos que o aplicativo seja também um canal para levar conteúdo relevante, educação financeira e informações que ajudem o produtor na tomada de decisões importantes para o seu negócio”, relata.

Dessa forma, o objetivo principal, segundo Robson, é a criação de uma experiência integrada que simplifique o acesso ao crédito e conecte o produtor a oportunidades e ferramentas que contribuam para o crescimento no setor de agronegócio. “Trata-se de unir tecnologia, informação e agilidade em um único espaço, desenhado para atender às demandas do dia a dia no campo”, completa.

Já Rodovalho destaca que, desde o lançamento, o aplicativo da Nagro já realizou 818 operações de crédito, totalizando R$ 11 milhões concedidos. O co-fundador e COO da fintech mineira afirma que o aplicativo tem se consolidado como uma solução indispensável no agronegócio.

“O crescimento expressivo reflete a aposta da Nagro em tecnologia como um meio de transformar o acesso ao crédito e engajar produtores em todo o Brasil”, disse.

Site da Nagro no celular.
Foto: Site da Nagro / Reprodução

Metas estabelecidas para o novo aplicativo

O product manager da Nagro destaca alguns objetivos a serem alcançados com o novo aplicativo nos próximos anos. Segundo ele, a ferramenta tem apresentado um crescimento acelerado de 150% no segundo semestre deste ano frente ao observado na primeira metade do ano.

“Projetamos um crescimento de 400% da base de 2024 para 2025. Essas metas refletem nosso compromisso em consolidar o aplicativo como uma solução indispensável para o produtor rural”, aponta.

Robson ainda destaca que a principal meta traçada pela empresa é alcançar 50 mil produtores ativos no aplicativo até o final de 2025, representando um foco em engajamento e utilização contínua da plataforma. Atualmente, a ferramenta conta com 30 mil usuários cadastrados.

Além disso, ele ressalta que a startup estima que o aplicativo deverá movimentar entre R$ 30 milhões e R$ 40 milhões em operações de crédito ao longo do próximo exercício.

O product manager ainda garante que a empresa está trabalhando em mais novidades dentro do próprio aplicativo, como o desenvolvimento do score do agro, que ajuda o produtor a entender melhor seu perfil financeiro, suas variáveis de análise e como isso impacta sua tomada de crédito.

Outra novidade na ferramenta é o módulo de inteligência de commodities, que já permite que o produtor possa acompanhar os preços em diversas praças do Brasil. “O roadmap inclui funcionalidades ainda mais avançadas para apoiar o dia a dia do produtor rural”, completa.

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