Agronegócio

Fávaro: negociação com países para flexibilizar embargos a frango brasileiro já começou

Com a contenção dos casos em plantéis comerciais, o Brasil pode se aproximar da retomada plena de suas exportações, segundo o ministro
Fávaro: negociação com países para flexibilizar embargos a frango brasileiro já começou
Crédito: Divulgação Embrapa

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou nesta quarta-feira (4) que o Brasil já iniciou negociações com parceiros internacionais para flexibilizar os embargos impostos à exportação de carne de frango após os registros recentes de gripe aviária. “Negociamos flexibilização dos embargos ao frango brasileiro com China, União Europeia e México”, disse, em entrevista coletiva.

Segundo o ministro, as exportações de frango continuam suspensas para 21 destinos, enquanto, especificamente do Rio Grande do Sul, há embargos de 14 países.

Com a contenção dos casos em plantéis comerciais, o Brasil pode se aproximar da retomada plena de suas exportações, segundo o ministro. “Os indícios mostram que a contenção da gripe aviária em plantel comercial foi eficiente”, disse Favaro.

Ele afirmou que, caso não haja novos registros nos próximos 14 dias, o País poderá se declarar livre da doença.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Ressaltou ainda que os impactos comerciais da doença por casos em aves silvestres são nulos. “O impacto comercial de gripe aviária em aves silvestres é zero”, afirmou, citando que essas ocorrências não resultam em barreiras comerciais. “Não há restrição comercial por casos de gripe aviária em aves silvestres”, reforçou.

O ministro explicou, ainda, que, desde o primeiro foco da doença em aves silvestres no Espírito Santo há dois anos, o País mantém um sistema rigoroso de vigilância, que foi intensificado com os registros mais recentes. “Com casos em aves silvestres, aumenta a vigilância em granjas comerciais”, pontuou.

Reportagem distribuída pelo Estadão

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas