Agronegócio

‘Oscar do café’ será no dia 13 de novembro em Uberlândia

Prêmio é um dos maiores reconhecimentos de qualidade na produção de café do Brasil. Confira também outros destaques do Agronegócio
‘Oscar do café’ será no dia 13 de novembro em Uberlândia
Crédito: Fed. dos Cafeicultores do Cerrado

No próximo dia 13 de novembro, Uberlândia, no Triângulo Mineiro, será palco da cerimônia de premiação do 12º Prêmio Região do Cerrado Mineiro (RCM), um dos maiores reconhecimentos de qualidade na produção de café do País.

Organizado pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado com o apoio do Sebrae, o evento homenageia os melhores cafés produzidos nos 55 municípios que compõem a Denominação de Origem Cerrado Mineiro.

O prêmio é dividido em três categorias – Café Natural, Cereja Descascado e Fermentação Induzida – e este ano registrou um marco histórico com 547 amostras de café, superando as 500 de 2023 . O 12º Prêmio RCM será transmitido ao vivo no YouTube da RCM.

Uberaba sedia pela 1ª vez TecnoAgro

Nos dias 21 e 22 de novembro (quinta e sexta), Uberaba, também no Triângulo, receberá no Pavilhão Multiuso da ABCZ, no Parque Fernando Costa, das 9h às 19h, mais de 50 nomes que são referência no agronegócio brasileiro na edição de 2024 do TecnoAgro. Com o tema Agro Inteligente, o principal evento regional para o setor é uma imersão, com objetivo de estimular o desenvolvimento do agro e o potencial econômico das cidades da região. A entrada é gratuita. Entre apresentações estão palestras, painéis, videocast e conteúdos relacionados ao contexto atual e aos desafios apresentados pelas mudanças climáticas e pela necessidade de uma produção sustentável.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O público-alvo inclui produtores rurais, autoridades, pesquisadores, empresários, palestrantes e estudantes, além dos participantes on-line que se conectarão à transmissão ao vivo. Informações pelo Instagram @tecnoagrouberaba e e pelo site

Governo certifica indústrias do Proalminas

O governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), reconheceu a contribuição de 33 indústrias para o fortalecimento da cotonicultura mineira com a entrega de certificados de participação no Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas).

A solenidade foi na sexta-feira (1º), em Belo Horizonte. Há 21 anos, o Proalminas atua junto a produtores de algodão e indústrias têxteis para incentivar a cadeia produtiva no Estado. A política pública garante a redução da carga tributária incidente sobre o produto industrializado para as indústrias que compram o algodão mineiro e promove capacitação e acesso a inovações tecnológicas para o produtor de algodão. De 2019 a outubro de 2024, o governo investiu R$ 12,8 milhões por meio do Proalminas/Fundo Algominas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas