Agronegócio

Parceria Agro Maker Lab 4.0 vai incentivar inovação no agronegócio

O laboratório possibilita a oportunidade de criar espaço de diálogo entre vários agentes para garantir avanços e desenvolvimento no campo
Parceria Agro Maker Lab 4.0 vai incentivar inovação no agronegócio
UFV espera que esta parceria também apoie o Tecnoparq na atração de novas empresas | Crédito: Sistema Faemg Senar/Divulgação

A partir de agora, os produtores rurais passam a contar com uma importante iniciativa para incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras, tecnológicas e empreendedoras para os desafios do agronegócio: o Agro Maker Lab 4.0. O laboratório é uma parceria do Sistema Faemg Senar e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), por meio do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoParq). O espaço já foi inaugurado na sede do tecnoParq.

O laboratório é um ambiente de aprendizado, experimentação, aplicação e criação de soluções provenientes de estudantes, empreendedores, pesquisadores e da comunidade de Viçosa e região. A previsão é de que comece a funcionar neste segundo semestre do ano.

Para o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, é necessário dar prioridade ao que o homem do campo precisa. “Em todos os momentos a tecnologia garantiu a evolução do agro brasileiro e, por isso, é importante termos um laboratório para entender o que vai ser criado para o presente e o futuro. Os produtores almejam melhorias e cabe a nós nos aproximarmos deles de forma mais consistente para continuar avançando nosso setor sem esquecer de ninguém e levando a tecnologia adequada a cada situação”, ressaltou, durante a inauguração, na última quarta-feira (26).

A diretora executiva do CenTev/tecnoParq, Adriana Ferreira de Faria, afirmou que a UFV é a universidade federal mais empreendedora do Brasil. “O agro é a nossa vocação. Este laboratório será também um celeiro de projetos e soluções tecnológicas que trazem valor para o agro. Essa é uma experiência única de parceria do Sistema Faemg Senar dentro do parque tecnológico que é referência no Brasil e no mundo”, destacou.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Desenvolvimento tecnológico

O superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior, enfatizou que o laboratório possibilita a oportunidade de criar espaço de diálogo entre vários agentes para garantir avanços e desenvolvimento no campo. “A nossa aliança estratégica com a UFV se amplia e se fortalece ainda mais com a chegada ao tecnoParq. Nossa agricultura e pecuária são altamente tecnificadas graças a instituições e aos produtores que investiram recursos e fizeram uma revolução tecnológica. Mas temos também o desafio de democratizar o acesso à inovação e ao empreendedorismo. Essa é a expertise do Tecnoparq e da UFV”, acrescentou.

O reitor da UFV, Demétrius David da Silva, reforçou que a inovação é fundamental para todos os produtores rurais: “O laboratório está em um ambiente propício para o agro. Esperamos que esta parceria também apoie o Tecnoparq na atração de novas empresas”.

A finalidade do laboratório é levar o desenvolvimento tecnológico e a inovação ao dia a dia dos produtores rurais e futuros profissionais que fazem os cursos técnicos do Senar em Viçosa e região, como explicou a gerente de Educação Formal do Sistema Faemg Senar, Tércia Almeida. O foco será em cafeicultura, fruticultura, gestão do agronegócio e leite. Além disso, o espaço vai atender demandas dos Centros de Excelência do Café, do Leite, de empresas vinculadas ao TecnoParq e startups dos programas de aceleração.

“A ideia do laboratório surgiu da necessidade de oxigenar o ensino-aprendizagem, preparando alunos para a indústria 4.0, que apresenta uma nova visão de gestão para as empresas, tornando-as mais competitivas”, finalizou a gerente. (Sistema Faemg Senar)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas