Agronegócio

Parceria fortalece fruticultura no Triângulo

Parceria fortalece fruticultura no Triângulo
Projeto, executado desde janeiro, atende a produtores de citrus (laranja, limão, mexerica) e terá duração de dois anos | Crédito: Bento Viana

Com o objetivo de aprimorar a gestão das propriedades rurais e promover a produtividade e a qualidade dos produtos, a prefeitura de Uberlândia, no Triângulo, firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais (Senar Minas) para capacitação dos produtores rurais.

Com o projeto, produtores de pequeno porte terão acesso a capacitações voltadas para a melhoria da gestão das propriedades.

O projeto, no setor da fruticultura, vem sendo executado desde janeiro, e as expectativas são positivas. A parceria também abrange 30 produtores da pecuária de leite e, em breve, será expandida para a produção de olerícolas.

De acordo com o diretor de Agropecuária da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação de Uberlândia, Romes Fernandes, 30 fruticultores estão no projeto. Os produtores terão o acompanhamento de um consultor do Senar que irá promover a capacitação gerencial e técnica. 

“Esperamos com essa parceria possa contribuir para que os produtores rurais conduzam da melhor forma possível os negócios. A consultoria irá trabalhar toda a gestão das propriedades, que são de pequeno porte. Isso será importante para que os produtores tenham uma gestão eficiente e possam planejar da melhor forma as ações para obter resultados melhores”, disse. 

De acordo com Fernandes, com o projeto, os técnicos do Senar irão ensinar e auxiliar na gestão e administração da propriedade rural, repassando conhecimentos para o fruticultor. Os produtores serão capacitados para que possam fazer a coleta e interpretação de dados, finanças e ter um olhar mais profissional na produção.  

A parceria atende a produtores de citrus (laranja, limão, mexerica) e terá duração de 2 anos. Por meio dela, cada produtor recebe uma visita mensal, que tem média de 4 horas de duração, sendo divididas entre consultoria técnica e gerencial focadas na área financeira.

O objetivo do projeto é melhorar a gestão da propriedade, conferir aumento de produtividade, confiabilidade na origem dos frutos, instruir os produtores quanto às técnicas de manejo, além de agregar valor à produção.

O projeto também conta com cursos de colheita e pós-colheita para os produtores participantes e demais interessados. São abordados temas como as escolhas de áreas para a instalação do pomar, seleção de qualidade e aquisição de mudas para plantio.

Novo Agro

A assessora de Agronegócio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Jorge, explica que todos os participantes do projeto junto ao Senar são integrantes de outro programa da prefeitura, o Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais (Novo Agro).

Criado em 2017, o Novo Agro tem como objetivo principal potencializar negócios rurais já existentes e implantar novos empreendimentos rurais, gerando emprego, renda e melhoria da qualidade de vida da população rural. 

Além disso, o projeto estimula o desenvolvimento de tecnologias e inovações para o campo, com o objetivo de levar conhecimento e tecnologia para os pequenos produtores. 

“Nossa diretriz é incentivar e fomentar os pequenos produtores, que, muitas vezes, têm dificuldades de acesso a novas técnicas agrícolas e gerenciais. Com os programas, conseguimos levar isso a eles”, destacou.

Ainda segundo Thalita, um dos projetos que vêm sendo desenvolvidos com o objetivo de levar inovação para o campo é o uso de pó de rocha de basalto para melhorar a produtividade dos solos e das plantas. O projeto de pesquisa vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação de Uberlândia e pode ser uma alternativa mais acessível e economicamente viável, já que a oferta na região é grande. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas