Agronegócio

Pela segunda vez, azeite de Maria da Fé entra para a lista dos 100 melhores do mundo

Em 2024, o azeite Mantikir Summit Premium já havia sido eleito o melhor azeite do mundo
Pela segunda vez, azeite de Maria da Fé entra para a lista dos 100 melhores do mundo
Com 93 pontos, o rótulo brasileiro não apenas se destacou, mas também conquistou o título de Melhor Azeite do Brasil. Crédito: Fazenda Tuiuva/Divulgação

O azeite Mantikir Summit Premium, da Fazenda Tuiuva, em Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais, alcançou reconhecimento internacional ao figurar na lista dos 100 melhores azeites do mundo no Guide Top 100 Evooleum Awards, realizado na Espanha.

Com 93 pontos, o rótulo brasileiro não apenas se destacou, mas também conquistou o título de Melhor Azeite do Brasil. Este feito coloca-o como o único azeite das Américas presente na edição deste ano da lista, que avalia exemplares de azeites extravirgens sob rigorosa avaliação técnica.

O azeite premiado é um blend de campo, resultado da combinação de quatro variedades de azeitonas:

  • arbequina,
  • coratina,
  • grapolo
  • e koroneiki.

O plantio ocorre em Maria da Fé, nos olivais da fazenda, situados a uma altitude de 1.910 metros. As condições climáticas da região, marcadas por temperaturas noturnas amenas mesmo durante o verão, influenciam a concentração de compostos fenólicos no produto final. O processo de produção e envase dos azeites, contudo, ocorre na Essenza Vinícola, em Santo Antônio do Pinhal, município do interior paulista.

Proprietário e produtor, Herbert Sales detalha o processo de produção: “Realizamos a colheita manual prematura com baixo rendimento, respeitando os índices de maturação e a integridade dos frutos. Todo o processo foi conduzido de forma precisa, desde o manejo no campo até a extração no lagar, com temperatura controlada a 22 graus, o que nos permitiu alcançar um azeite de excepcional qualidade”, diz.

Proprietário e produtor, Herbert Sales. Foto: Fazenda Tuiuva/Divulgação
Foto: Fazenda Tuiuva/Divulgação

Segndo ele, a produção do Summit envolve a prensagem imediata do blend de azeitonas colhidas em diferentes talhões da propriedade, resultando em um rendimento de aproximadamente 1 litro de azeite artesanal para cada 12 quilos de fruto.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


 “O reconhecimento da Evooleum é uma confirmação do potencial do Brasil para produzir azeites extravirgens de alta performance técnica e sensorial”, ressalta.

A premiação global, organizada pelo Grupo Editorial Mercacei em parceria com a Associação Espanhola de Municípios Oleícolas (Aemo), é reconhecida por seu rigor. Um júri internacional de 25 provadores de 11 países avalia quase mil amostras de azeites extravirgens de 26 nações.

A premiação destaca os 100 melhores azeites do mundo e os 20 melhores rótulos de produção limitada. Na edição de 2025, representantes de 10 países figuram no ranking final, incluindo Brasil, China, África do Sul, Grécia, Portugal, Croácia, Turquia, Itália e Espanha.

Em 2024, o azeite Mantikir Summit Premium já havia sido eleito o melhor azeite do mundo na categoria de produção limitada até 2.500 litros no Evooleum, um feito inédito para um azeite brasileiro, que superou marcas da Europa e do Oriente Médio. A premiação destacou o perfil sensorial do azeite da Vinícola Essenza, com notas verdes e intensas e complexidade aromática.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas