Plataforma mineira Seedz registra R$ 14 bi em vendas

Os programas de fidelidade no País têm apresentado crescimento anual e alcançado vários setores. Com as perspectivas positivas para o agronegócio, a startup Seedz, com sede em Belo Horizonte, desenvolveu um software de fidelidade e incentivos de vendas entre empresas e produtores rurais.
A empresa tem registrado desempenho positivo. Somente em 2020, foram mais de R$ 14 bilhões de vendas de parceiros do agronegócio dentro da plataforma. Para 2021, a projeção é superar R$ 30 bilhões, com o lançamento de novos parceiros.
De acordo com o CEO da Seedz, Matheus Ganem, o objetivo é ajudar o agronegócio a se digitalizar, principalmente no antes da porteira, para ingressar na era da tecnologia e informação. A plataforma reúne fornecedores diversos para o setor produtivo, incluindo insumos, máquinas, equipamentos, entidades bancárias, entre outras.
Com a pandemia de Covid-19 e a suspensão das feiras, a plataforma se tornou uma opção bastante viável para o produtor conhecer produtos, encontrar empresas e efetuar as compras seja pela plataforma ou na loja física, que também gera pontos para o programa de fidelidade, caso sejam parceiras.
“Focamos em ajudar o agronegócio. Através do nosso software, oferecemos ferramentas para que empresas que precisam vender para o produtor rural consigam fazer essa nova jornada de digitalização. Com isso, o produtor consegue encontrar mais oportunidades no ambiente digital. O primeiro caminho foi através de um programa de fidelidade. Ao se cadastrar e comprar junto aos parceiros, o produtor acumula pontos que podem ser trocados por produtos e serviços dentro da plataforma. O produtor troca por softwares, tecnologias ou insumos”, explicou.
Ainda segundo Ganem, o foco do programa é estimular e permitir que o produtor invista mais na fazenda. Ao contrário da maior parte dos programas de fidelidade, que geram trocas por produtos de uso pessoal ou lazer, o Seedz foca em produtos e serviços para gerar benefícios na unidade produtora.
“Nosso objetivo é que o produtor possa investir em novas tecnologias ou em desenvolvimento da fazenda. A troca pode ser feita, por exemplo, por um software de gestão de pragas, que vai reduzir as pragas e potencializar os pontos para ter uma fazenda mais produtiva. Dentro da plataforma, os pontos são trocados por centenas de produtos e serviços voltados para o universo do produtor rural”.
Mercado – Os resultados têm sido positivos. De acordo com as informações da Seedz, em 2020, já são mais de R$ 14 bilhões de vendas de parceiros do agronegócio dentro da plataforma. Para 2021, a tendência é de crescimento, com as vendas podendo superar R$ 30 bilhões com o lançamento de novos parceiros.
A Seedz vem registrando crescimento expressivo no mercado. De 2018 até 2020, o avanço foi superior a 600%, e para 2021 a ideia, com base na projeção e nos contratos, é de crescer pelo menos três vezes em relação a 2020. Para expandir no mercado, a marca tem focado na criação de tecnologia e adaptado o programa para a realidade do agronegócio.
Um dos desafios enfrentados é fazer com que o produtor crie o hábito e tome decisões de compra no programa de fidelização. “O produtor se cadastra e até entra nessa primeira jornada, porém, ainda não faz parte do dia a dia da maioria deles acessar ou tomar decisões baseados num programa de fidelização. Queremos mudar esse jogo, fazendo com que entrem e usufruam dos benefícios que essa tecnologia traz”, disse.
Ao todo, a plataforma já conta com 60 mil produtores inscritos, sendo que cerca de 4 mil são de Minas Gerais. São atendidas demandas das culturas de café, grãos, cana-de-açúcar, suínos, entre outros. São 500 as empresas varejistas parceiras.
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