Agronegócio

Prazo para emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural termina nesta quinta-feira (18)

Documento está disponível no portal do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Confira também outros destaques do Agronegócio
Prazo para emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural termina nesta quinta-feira (18)
Crédito: Reprodução Adobestock

Termina nesta quinta-feira (18) o prazo para o produtor rural emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) 2024. O documento está disponível no portal do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para emissão e ainda dá tempo porque o prazo encerra-se às 23h59. O CCIR 2024, que é emitido gratuitamente, substituirá o documento expedido em 2023 e só será válido com a quitação da Taxa de Serviços Cadastrais referente a exercícios anteriores.

Importante destacar que, caso o imóvel rural possua algum tipo de impedimento cadastral no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), o CCIR não estará disponível para emissão. Neste caso, o titular deverá entrar em contato ou se dirigir às Unidades Municipais de Cadastramento – UMC, vinculadas às Prefeituras Municipais, às Unidades Avançadas do Incra ou às Salas da Cidadania das Superintendências Regionais do Incra, a fim de receber orientações para resolução da pendência existente.

Veja, a seguir, outros destaques do Agronegócio:

Cupping e Negócios de Cafés Diferenciados

Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Cupping e Negócios de Cafés Diferenciados, que será realizado durante a Semana Internacional do Café (SIC), de 20 a 22 de novembro, em Belo Horizonte. O Cupping é uma iniciativa do Sistema CNA/Senar, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). O projeto também tem como parceiros a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o Sebrae, por meio do “Juntos pelo Agro”, e a empresa da especialista em cafés especiais Helga Andrade.

Produtores rurais interessados podem se inscrever até o dia 1º de outubro por meio do seguinte link. Já os compradores têm até o dia 15 de novembro para preencher a ficha de manifestação de interesse. O regulamento completo está no site da CNA.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas