Produção de açúcar do Centro-Sul sobe 18,2%
A produção de açúcar da região Centro-Sul do Brasil alcançou 3,872 milhões de toneladas na 2ª quinzena de agosto, aumento de 18,21% frente a igual período doe 2024, segundo dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica). No mesmo período, a moagem de cana avançou 10,68%, para 50,06 mi/ton.
O teor de açúcares totais recuperáveis (ATR) atingiu 149,79 kg/t de cana durante a quinzena, 3,87% menor do registrado no ano passado. O mix de produção ao açúcar atingiu 54,2% nos últimos 15 dias de agosto, recuo ante os 55,0% na quinzena anterior. Até o momento, no acumulado da safra, os níveis de ATR caíram 4,16%, para 131,76 kg por tonelada, em comparação com o período do ano anterior.
A Unica também citou dados de produtividade agrícola apurados pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), que indicam queda de 8% no acumulado de abril a agosto, para 79,3 toneladas por hectare colhido nas lavouras do centro-sul. A produção total de etanol, incluindo o etanol de milho, na 2ª quinzena de agosto atingiu 2,42 bilhões de litros.
Veja, a seguir, outros destaques do Agronegócio:
Bom Sucesso realiza 4º Concurso de Cafés Especiais
Bom Sucesso, na região do Campo das Vertentes, terá, neste sábado (20), o 4º Concurso de Cafés Especiais, que vai reconhecer e premiar os melhores grãos produzidos na cidade. O evento acontece a partir das 8h, no Centro Municipal de Eventos Porfírio Roberto da Silva.
Mais de 60 cafeicultores locais estão inscritos na disputa, que busca valorizar a agricultura familiar, estimular a troca de conhecimentos técnicos e ampliar a visibilidade dos cafés especiais no mercado. Os três primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro.
O evento é promovido pela Emater-MG, Berilo Cafés Especiais, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, com apoio de parceiros locais.
Capacitação gratuita do BDMG em agricultura regenerativa
A capacitação gratuita e on-line oferecida pelo BDMG em agricultura regenerativa com foco em pecuária bovina, de leite e de corte e em pastagens, começou na terça-feira (16) e atraiu 840 inscritos entre produtores rurais, profissionais de assistência técnica, estudantes, pesquisadores, etc.
Além de registrar participantes de todas as regiões de Minas, o curso conta com alunos de outros 20 estados e também de fora do Brasil. Nos próximos meses, os participantes serão orientados sobre a adoção de práticas sustentáveis e a contribuição delas para transformar as propriedades em negócios ainda mais competitivos.
A aula inaugural foi do presidente do banco, Gabriel Viégas Neto, que destacou que Minas tem vocação histórica para a pecuária, atividade que sustenta milhares de famílias, movimenta cadeias produtivas e contribui para a economia mineira.
Ouça a rádio de Minas