Agronegócio

Produtores de azeite esperam expansão para 2021

Produtores de azeite esperam expansão para 2021
Crédito: IMA/Divulgação

A produção de azeite, em Minas Gerais, deve alcançar, em 2021, 60 mil litros, volume cerca de 50% maior que o registado em 2020. As expectativas positivas se devem ao clima e também ao aumento da produtividade das oliveiras. O mercado para o produto segue firme, com a demanda crescente e a qualidade do azeite mineiro sendo cada vez mais reconhecida.

De acordo com o presidente da Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), Nilton Caetano de Oliveira, em 2020, a produção do azeite mineiro ficou abaixo do esperado, uma vez que o clima, ao longo de 2019, prejudicou o desenvolvimento dos frutos. Ao todo, foram produzidos 35 mil litros e praticamente toda a produção já foi comercializada. A nova safra deve chegar ao mercado em abril de 2021.

“O clima em 2019 não favoreceu a produção em 2020, mas, para 2021, estamos esperando uma produção maior, já que a condição climática, até o momento, está contribuindo para uma boa safra. Além disso, a idade das oliveiraos está aumentando, o que eleva o potencial produtivo”, explicou.

Com qualidade diferenciada e alto frescor, a demanda pelo azeite produzido em Minas Gerais é grande. O produto é vendido para empórios e supermercados gourmet em Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, principalmente. Hoje são 45 produtores de azeite associados e 30 marcas presentes no mercado.

Para o varejo, os preços giram em torno de R$ 50 por garrafa de 250 mililitros (ml). Já no atacado, o mesmo volume é vendido de R$ 35 a R$ 40.

“O azeite de Minas Gerais tem um frescor muito diferente dos importados, por isso, a demanda é elevada. A qualidade também é um diferencial que estimula o consumo. O valor recebido pela negociação do azeite gera uma boa margem para o produtor, que continua investindo na produção”, disse Oliveira.

Este ano, com a pandemia de Covid-19, a negociação direta entre produtores e consumidores finais foi ampliada, já que a venda ganhou força nas redes sociais e no WhatsApp. “A pandemia acabou estimulando as vendas dos produtores para o consumidor final, é um novo canal que deve ser mantido mesmo após a pandemia. Estamos com a safra praticamente toda vendida”.

Ainda segundo Oliveira, os investimentos na produção de azeite são constantes. A área plantada cresce cerca de 10% ao ano e já soma 4 mil hectares. As oliveiras ainda são consideradas jovens, com as árvores mais velhas com cerca de dez anos e representando 10% da área plantada.

“A expectativa é de que a produção de azeite cresça muito nos próximos anos, com as oliveiras chegando a uma idade de 12 anos e atingindo maior potencial produtivo”.

Certificação – Para proteger o azeite mineiro e levar garantia de procedência e qualidade, a Assoolive está desenvolvendo um programa de certificação, que irá identificar os produtores participantes com um selo de qualidade.

O objetivo é certificar todo o processo de produção do azeite e desta forma garantir a qualidade superior e a sanidade da produção. As expectativas são positivas, uma vez que as certificações auxiliam na abertura de novos mercados e na agregação de valor.

Este ano, em função da pandemia de Covid-19, os eventos do setor foram cancelados, mas a Assoolive já está negociando para participar, em abril de 2021, do Festival Fartura, que será virtual. Durante o evento, será lançado um azeite.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas