Agronegócio

Produtores de café já viram o foco para safra 2023/24

Produtores de café já viram o foco para safra 2023/24
Segundo o Cepea, 95% do total de grãos arábica da temporada atual já foram colhidos | Crédito: Paulo Whitaker/Reuters

São Paulo – As atividades de colheita de café do Brasil na safra 2022/23 devem ser finalizadas nos próximos dias, de acordo com avaliação do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), que estimou que 95% do total do arábica já foi colhido.

Segundo o Cepea, resta apenas a finalização da colheita por meio das chamadas varrições, principalmente, enquanto produtores estão atentos ao clima que vai definir floradas para a próxima safra.

Nas Matas de Minas Gerais, Estado que é o maior produtor de café do Brasil, o total colhido é de 95% a 98%, enquanto o Cerrado Mineiro está com os trabalhos entre 92% e 99% e o Sul de Minas segue próximo de 90% a 98%, segundo acompanhamento do Cepea, que citou que na Mogiana (SP) o percentual é de 90% a 95%.

Na terça-feira (6), a Cooxupé, maior cooperativa de cafeicultores do Brasil que atua no Sul de Minas, Cerrado e parte de São Paulo, disse que a colheita avançou para cerca de 95% da área de atuação.

“Com a finalização da colheita da safra 2022/23, cafeicultores começam a se preparar para o ciclo 2023/24, atentos ao clima e à espera de chuvas nas próximas semanas, já que o mês de agosto registrou baixo volume de precipitação nos cafezais”, disse o Cepea.

O acumulado de chuvas entre 1º e 31 de agosto foi de 128 mm em Londrina (PR), de 79 mm na estação de Marília (Garça – SP), de 17 mm em Franca (SP) e em Varginha (MG) e de 1,4 mm em Patrocínio (MG), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), citados pelo Cepea.

Para os próximos dias, de acordo com a Climatempo, espera-se a chegada de uma frente fria em São Paulo e pancadas de chuva no interior do estado.

Há previsão de algum volume de chuva para o dia 10, “o que pode trazer certo alívio para as lavouras”.

Preocupações com a falta de chuvas após as floradas precoces da safra 2023/24 impulsionaram os valores do café na segunda quinzena de agosto.

O indicador Cepea/Esalq do arábica tipo 6, posto na capital paulista, fechou a R$ 1.344,20 /saca de 60 kg no dia 31, aumento de R$ 43,31/sc (ou de 3,3%) em relação a 29 de julho.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas