Agronegócio

Programa Agro + Verde chegará a mais 170 produtores

Programa Agro + Verde chegará a mais 170 produtores
Crédito: Divulgação/Faemg

Mais 170 produtores rurais irão receber insumos e assistência técnica para promover a sustentabilidade no Triângulo Mineiro. A novidade faz parte da nova fase do Programa Agro +Verde, iniciativa que é uma parceria do Sistema Faemg Senar, por meio do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes), e a empresa Cargill. A oficialização da segunda etapa da iniciativa foi durante a Feira do Agronegócio Mineiro (Femec), que vai até sexta-feira (24), em Uberlândia.

“Estamos aqui para trabalhar para os produtores, inclusive trazendo parcerias como essa, que incentivam práticas de sustentabilidade. A segunda fase está encorpando este projeto para, quem sabe, possa ser transportado para todas as regiões mineiras”, disse o presidente da Faemg Senar, Antônio de Salvo.

O Agro +Verde presta atendimento por meio de técnicos de campo treinados pelo Senar Minas. As ações incluem o diagnóstico da propriedade rural e das áreas de proteção legal que serão restauradas, análise de solo para levantar quais serão os insumos necessários, o preparo da área, o fornecimento de mudas, além da capacitação dos produtores para manutenção e monitoramento das áreas restauradas. O projeto-piloto está sendo desenvolvido em parceria com o Sindicato Rural de Uberlândia.

As duas instituições apresentaram os resultados preliminares obtidos na primeira fase das ações, que contemplaram 30 produtores de seis municípios das Bacias do Rio Grande e do Rio Tijuco para que eles pudessem melhorar a qualidade das pastagens e restaurar áreas de preservação permanente e reserva legal dentro das propriedades.

“O programa desenvolve várias ações, dentre elas a reforma de pastagens degradadas e de passivos ambientais. Isso é muito importante, principalmente para o pequeno produtor que, às vezes, têm menos acesso a estas informações e até mesmo ao recurso. E isso vem também para incrementar a renda desses produtores, pois o melhoramento das pastagens permite a criação de mais animais por hectare”, afirmou o vice-presidente do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernarde.

O Agro +Verde está conectado com o compromisso da Cargill para alcançar uma cadeia de abastecimento cada vez mais sustentável, o que inclui suporte na regularização das propriedades dos clientes, como explicou o coordenador de Sustentabilidade da empresa, Raphael Hamawaki: “Essa iniciativa está alinhada ao propósito da companhia em nutrir o mundo de maneira segura, responsável e sustentável. Participamos desde a definição e desenho do escopo deste projeto e continuaremos até a fase de monitoramento e avaliação do impacto da iniciativa”.

ILP

A proposta do projeto no Triângulo Mineiro é recuperar áreas degradadas, otimizar o uso dos recursos naturais disponíveis, potencializar a disponibilidade hídrica e recompor a vegetação nativa em áreas de proteção legal, sempre com práticas de agricultura de baixo carbono e sistemas de Integração-Lavoura-Pecuária – ILP.

“Esperamos, com essa iniciativa, recuperar cerca de três mil hectares de pastagem degradada e cerca de 1.500 hectares de passivos ambientais em áreas de reserva legal e preservação permanente”, acrescenta o gerente executivo do Inaes, Celso Furtado Júnior. (Faemg)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas