Programa aponta soluções para agropecuária sustentável no País

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentaram, nesta quarta-feira, os principais resultados do Programa Biomas. Iniciado em 2010, o programa foi desenvolvido com diversas parcerias e teve como principal objetivo realizar pesquisas e encontrar soluções para que os produtores rurais possam recuperar, preservar e fazer o uso econômico e sustentável de propriedades localizadas nos seis biomas brasileiros. Foram implantadas unidades de pesquisas em fazendas do Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa, Amazônia e Pantanal.
Ao longo dos dez anos do projeto, foram feitos estudos amplos para encontrar soluções, selecionar espécies nativas e exóticas e também encontrar as melhores formas de implantação dos processos.
O objetivo foi criar soluções que sejam viáveis e acessíveis aos produtores rurais e ao agronegócio no Brasil, permitindo que os mesmos possam aplicar as tecnologias nas áreas, promovendo a recuperação, a conservação e o uso sustentável.
As informações levantadas também são fundamentais para que os produtores rurais tenham condições de se adequar à legislação ambiental e ao Código Florestal, recuperando as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e as Reservas Legais (RL).
Ouça a rádio de Minas