Agronegócio

Atrações especiais celebram o Queijo Minas como Patrimônio Cultural da Humanidade

Eventos serão realizados em Belo Horizonte e cidades do interior mineiro
Atrações especiais celebram o Queijo Minas como Patrimônio Cultural da Humanidade
Foto: Leo Bicalho/Secult-MG

Com a proximidade da última etapa de candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, que acontece no dia 4 de dezembro, no Paraguai, o governo de Minas prepara iniciativas para celebrar o marco histórico para o Estado.

A programação, organizada por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), será realizada entre os dias 4 e 15 de dezembro.

Queijo Minas Patrimônio Cultural
Foto: Leo Bicalho/Secult-MG

A decisão final da última fase da candidatura do Queijo Minas a Patrimônio Cultural da Humanidade será transmitida pela Rede Minas para todo o Estado e as ações especiais serão realizadas em Belo Horizonte e diversos municípios.

“Celebraremos muito essa conquista, tanto na capital quanto nos territórios produtores […] este título será uma conquista não só para Minas Gerais, mas também para o Brasil”, afirma o secretário da Secult-MG, Leônidas de Oliveira.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Após o resultado, vai acontecer uma apresentação de drones e do violinista Marcus Viana com o Coro Sinfônico do Palácio das Artes. As pessoas que passarem pela Praça da Liberdade poderão experimentar queijos e drinks no coreto.

No interior do Estado, as cidades de Araxá, Coronel Xavier Chaves, Diamantina, Lima Duarte, São Roque de Minas, Serra do Salitre, Serro e Uberlândia também recebem espetáculos com drones.

Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas, Leônidas de Oliveira Foto Leo Bicalho Secult-MG

Já o Museu de Artes e Ofícios, localizado na Praça da Estação, será palco de uma apresentação do maior queijo do mundo no dia 15 de dezembro, além de contar com a distribuição de queijo e café no período da manhã.

Do dia 5 a 8 de dezembro, duas viagens com 80 jornalistas serão realizadas ao longo das regiões que produzem o Queijo Minas Artesanal.

(Com informações da Agência Minas)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas