Projeto Bebida Segura: controle de qualidade de bebidas alcoólicas
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) instituiu o Projeto Bebida Segura, iniciativa viabilizada com recursos do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (FEPDC), por meio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Com a captação de quase R$ 2 milhões, os recursos serão destinados à criação do Laboratório de Análise de Bebidas (Labe), que funcionará no Laboratório de Química Agropecuária (LQA) do IMA, que no Ceasa Minas, em Contagem.
O Labe tem como objetivo qualificar e dar maior agilidade às análises de bebidas alcoólicas no Estado, assegurando o cumprimento dos padrões de identidade e qualidade, além de mitigar riscos de fraude e de contaminação que possam comprometer a saúde do consumidor e a economia.
Veja, a seguir, outros destaques do Agronegócio:
Sistema Faemg/Senar: parceria para uso de drones
Dirigentes do Sistema Faemg Senar participaram de uma reunião com representantes da Agridrones, empresa que representa, no Brasil, a chinesa DJI, maior fabricante de drones do mundo. O encontro, realizado de forma híbrida, teve como objetivo discutir parcerias e ações voltadas à disseminação e ao fortalecimento da tecnologia no campo.
O objetivo é levar tecnologia adequada ao agronegócio mineiro, criando possibilidades para pequenos e médios produtores rurais. A reunião é uma continuidade ao relacionamento iniciado durante visita à fábrica da DJI, em Shenzhen, na China, em missão do Sistema Faemg/Senar realizada em parceria com a Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif).
Panorama Pecuário 2025/2026
Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, mostram que a pecuária nacional representa 8,6% do PIB brasileiro e emprega quase 5 milhões de pessoas (são 3,7 milhões de pessoas atuando “dentro da porteira” e mais 1,2 milhão de trabalhadores na indústria). As análises técnicas disponibilizadas no “Panorama Pecuário Cepea”, no site da instituição, ajudam a fundamentar as tomadas de decisões de agentes do setor, além de ajudar na formulação de políticas e no fortalecimento da competitividade do setor.

O relatório do Cepea reúne um panorama de 2025 e perspectivas para 2026 para os sete mercados pecuários acompanhados pelo centro de pesquisas: bovinoculturas de corte e de leite, ovinos, suínos, frango, ovos e tilápia –, além de análises de custos e insumos. É só acessar o link e fazer o dowload do relatório.
Ouça a rádio de Minas