Agronegócio

Projeto de fortalecimento e modernização da Ceasa Minas pode contar com aportes do BNDES

Em visita à unidade de Contagem, Paulo Teixeira disse que é preciso identificar as prioridades para investimentos
Projeto de fortalecimento e modernização da Ceasa Minas pode contar com aportes do BNDES
Foto: Michelle Valverde

Após confirmar a retirada da Central de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas) do Programa Nacional de Desestatização (PND), o ministro de Estado de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, em visita à unidade de Contagem, disse que agora será necessário construir um projeto de fortalecimento e modernização da Ceasa Minas. A ideia é que o projeto seja realizado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES).

Leia também: Governo publica decreto que exclui Ceasa Minas do programa de privatização

O presidente da Ceasa Minas, Carlos Magno Ribeiro Costa, explicou que a retirada da Ceasa do PND permitirá a retomada dos investimentos na unidade, o que é fundamental. “Fico muito feliz da Ceasa ter sido retirada do PND. Isso nos dá segurança e mostra que o governo está empenhado em resolver os problemas de abastecimento e do País. Este ato vai nos levar à modernização, ao desenvolvimento e nos colocar no caminho para acabar com a fome”.

Conforme Teixeira, para que o Ceasa Minas volte a receber investimentos é necessária a realização de estudos para avaliar a atual situação e também identificar as prioridades para aportes.

“A retirada da Ceasa do PND é um ato para fortalecer a Ceasa Minas, vamos construir um plano de investimentos para melhorar a instalação, logística e qualidade. O PND congelava os investimentos importantes que a empresa precisa ter. O governo federal quer que a Ceasa Minas tenha um programa de fortalecimento e vamos trabalhar para isso”, afirmou o ministro.

Ainda segundo Teixeira a ideia é que sejam levantadas as demandas da unidade e discutidas as prioridades de aportes junto ao BNDES. Teixeira frisou que é importante que o levantamento tenha celeridade para que seja possível incluir alguns investimentos na previsão do orçamento de 2025.

“É preciso levantar a situação e discutir com os envolvidos – direção, concessionários, servidores, a cidade – como deverão ser os investimentos, a melhoria da empresa. Isso é importante para apresentar um programa de fortalecimento. Queremos assinar um acordo e rapidamente desencadear o processo de fortalecimento”.

Outra prioridade será a questão da renovação dos contratos do Ceasa Minas juntos aos empresários, que vencem em dois anos. Para a prefeita de Contagem, Marília Campos, discutir a demanda e definir como ficarão os contratos é importante para dar segurança aos empresários e também para garantir investimentos.

“Há uma reivindicação dos empresários do Ceasa Minas para a renovação dos contratos. Isso é importante porque poderá significar investimentos privados e até mesmo públicos que são importantes para o fortalecimento dessa Central de Abastecimento do nosso Estado. Espero que seja possível atender aos empresários”.

Diante da demanda, o ministro Paulo Teixeira disse que pretende voltar à Ceasa Minas em novembro, onde irá discutir a situação. “Em novembro, conforme a base jurídica, voltarei e darei uma resposta sobre os contratos”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas