Agronegócio

Queijo artesanal da região mineira está em busca de caracterização oficial

Queijo artesanal da região mineira está em busca de caracterização oficial
Crédito: Divulgação / Emater-MG

Sete cidades da região do Vale do Suaçuí receberam uma equipe da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) para coleta de queijos artesanais locais que passarão por análises laboratoriais com o objetivo de receberem caracterização oficial. Segundo levantamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), há no Estado mais de 7 mil estabelecimentos destinados à produção de diversos tipos de queijos artesanais.

O Vale do Suaçuí já integra a lista das 15 regiões mineiras oficialmente reconhecidas como produtoras dos tipos Queijo Minas Artesanal (QMA) e Queijo Artesanal de Minas (QAM), mas ainda não teve o seu queijo caracterizado com a definição de sua composição e de seus aspectos sensoriais específicos. O primeiro contato com os produtores foi feito pela Emater-MG, no mês passado, que colheu as demandas. As informações foram passadas para que a Epamig possa apresentar o projeto de caracterização do queijo da região.

Os queijos coletados já estão sendo submetidos a análises microbiológica, físico-química e sensorial. A expectativa é que o projeto seja finalizado em agosto de 2023, quando os resultados são divulgados em publicações científicas. “Essa caracterização define os atributos específicos do queijo. É como se ele passasse a ter uma espécie de “carteira de identidade”, que traça o perfil completo, Quando ela é oficializada, o valor agregado é imediato para os produtores, a maioria oriundos da agricultura familiar. Isso acontece porque o queijo artesanal passa a ter padrão e qualidade certificados, o que aumenta a procura no mercado”, afirma o pesquisador do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Epamig-ILCT), Fernando Magalhães.

De acordo com Tostes, que trabalha com caracterização de queijos mineiros há mais de 20 anos, quando a caracterização estiver pronta, a idéia é criar uma rede de turismo no Vale do Suaçuí que gire em torno do queijo, semelhante ao que ocorreu na região da Canastra. (Epamig)

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas