Queijo mineiro faz história e conquista vitória inédita para o Brasil na Expoqueijo

O Brasil faturou o inédito Prêmio Super Ouro da ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards. O vencedor foi o Queijo Pedra do Segredo, produzido pela Queijaria Pedra do Segredo, de Alagoa, município do Sul de Minas Gerais. Foi a primeira vez que o País conquistou a principal competição de queijos artesanais das Américas. O resultado foi divulgado no sábado (28), durante a Expoqueijo Brasil 2025, realizado no Grande Hotel e Termas de Araxá.
O produto premiado concorreu na categoria queijo de leite cru, casca lisa e/ou lavada, com ou sem aquecimento, acima de 180 dias de maturação. Ele alcançou a maior pontuação entre as mil amostras inscritas por 16 países da América Latina e Europa.
“É grandioso demais trazer para o Brasil e para Minas, pela primeira vez, esse prêmio. Alagoa é uma cidade pequena, de dois mil habitantes, e que hoje se tornou grandiosa”, disse Tatiane Barros Siqueira, que representou o tio e produtor Jaime Porfírio, responsável pela iguaria.
“Ele é um queijo de massa semicozida. A gente tem um processo de maturação natural. O queijo fica exposto na prateleira e a gente vai tombando. Não temos controle de umidade, de temperatura, não temos uma cave. É o nosso clima o grande diferencial. Não há interferência externa nenhuma”, acrescenta.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Premiações
Nesta edição da ExpoQueijo Brasil, foram distribuídos troféus em 42 categorias; produtores de quatro países foram condecorados. Com 39 conquistas “Ouro”, o Brasil liderou o ranking; Itália, Argentina e Peru vieram em seguida. Além disso, Minas Gerais foi o estado com maior número de premiações.
Foram avaliados mil queijos artesanais de 16 países durante o concurso, julgados por cerca de 200 especialistas de sete nacionalidades.
Ouça a rádio de Minas