Agronegócio

Queijos mineiros conquistam 6 medalhas em concurso na Europa

Queijos mineiros conquistam 6 medalhas em concurso na Europa
Crédito: Divulgação/Seapa

Mais premiações internacionais para queijos de Minas Gerais. Seis produtos acabaram de conquistar medalhas no World Cheese Awards, importante concurso europeu, que tem caráter itinerante e que, em 2022, foi no País de Gales. Entre os prêmios conquistados, está um Super Ouro,  pelo Laticínio Serra das Antas, de Bueno Brandão, no Sul do Estado. 

Neste ano, a mostra, que acontece desde 2016, avaliou mais de 4 mil produtos de 40 países.  O Brasil foi reconhecido com 15 condecorações. Já as queijarias de Minas receberam, além da mais alta honraria na categoria “outros queijos de vaca maturados com mofos e consistência macia”, um ouro, duas pratas e dois bronzes. “Todas essas conquistas reforçam a nossa vanguarda na produção de queijos, consolidam o nosso papel em abrir novos mercados e, principalmente, mostram o desejo muito grande de exportar nosso queijo”, avalia o superintendente de Abastecimento e Cooperativismo da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Gilson de Assis Sales

Super Ouro

A história do Laticínio Serra das Antas, de Bueno Brandão, remonta a 1989 quando a  família de Airton Gianesi da Costa começou o negócio do zero. Atualmente, a queijaria tem Selo de Inspeção Federal (SIF) e atende às recomendações para comercialização em todo o país, contudo, a produção, hoje agroindustrial, mantém a tradição de ser feita à mão, com toques artesanais.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Desde 2017, o laticínio acumula diversas premiações. O vencedor do Super Ouro no Reino em 2022 é o queijo Lua Cheia, com massa mole, textura aveludada, suave e cremosa, casca coberta por carvão vegetal e mofos brancos, por vezes amarelados. Amanteigado, possui um sabor levemente doce e é muito aromático. Além do Lua Cheia, os produtos de Serra das Antas angariaram também uma prata, com o Gorgonzola Dolce, e um bronze, com o Bueno, tipo Comté.

Ouro e bronze 

Com uma trajetória que completou 25 anos em 2022, o Laticínios Paiolzinho, de Cruzília, também no Sul do Estado, foi premiado com duas medalhas no País de Gales: ouro com o Queijo Azul da Mantiqueira, e o bronze, com o Capim Mantiqueira. As especialidades da casa são queijos maturados, sobretudo o gorgonzola e o parmesão. Antes do concurso no País de Gales, os produtos já vinham recebendo condecorações em disputas realizadas em Minas Gerais  e no Brasil.

Além dos produtos das duas queijarias, saiu vencedora na categoria prata a Fazenda Generosa, de Andrelândia, na mesma região.  O queijo condecorado no concurso internacional foi o Lendário da Generosa. (Seapa)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas