Raça Girolando marca presença na 90ª ExpoZebu com novas parcerias e lançamentos

A raça Girolando participa da 90ª ExpoZebu, que acontece de 26 de abril a 4 de maio no Parque Fernando Costa, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. No evento, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando firmará um acordo com a Associação dos Criadores de Zebu da Bolívia (Asocebu) para ampliar a cooperação técnica-científica vigente desde 2018.
O novo termo prevê avaliações genéticas e genômicas do rebanho Girolando registrado pela Asocebu. A assinatura está marcada para o dia 27 de abril, às 10h, na Casa do Girolando, dentro do parque.
Já no dia 28 de abril, a Associação Girolando lançará o Ranking Nacional Rebanho 2024, destacando as melhores fazendas em categorias como produção, qualidade do leite e eficiência reprodutiva. Na mesma ocasião, será apresentada a nova plataforma on-line de venda de animais, o “Mercado Girolando”, e também haverá o anúncio do “3º Congresso Internacional de Girolando”, previsto para novembro.
E no dia 29 , o Fundo de Investimento do Teste de Progênie realizará uma reunião para discutir novas estratégias de promoção dos touros Girolando. O encontro ocorrerá na Casa do Girolando.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
As competições da raça começam no dia 27, às 7h30, com julgamento de 120 animais sob responsabilidade do jurado Euclides Prata. As atividades se encerram no dia 29.
A raça Girolando, resultado do cruzamento entre as raças Gir e Holandesa, é responsável por aproximadamente 80% da produção de leite no Brasil. Em 2024, o rebanho registrado da raça atingiu 108.404 animais, o maior número desde a criação do Serviço de Registro Genealógico da raça em 1989.
Sobre a ExpoZebu
A ExpoZebu, considerada a maior feira de raças zebuínas do mundo, espera receber superar os R$ 400 milhões movimentados ao longo da edição anterior. O evento também contará com a participação de criadores internacionais e reuniões da Federação Internacional de Criadores de Zebu (Ficebu).
Segundo a ABCZ, a expectativa é que mais de 400 mil pessoas passem pelo Parque Fernando Costa durante toda a programação, que se estenderá por nove dias. Abdanur explica que já é possível projetar que a ExpoZebu terá resultados mais positivos que os do ano passado, isso, devido ao crescimento próximo a 15% no número de animais inscritos e da participação de empresas.
Ouça a rádio de Minas