Agronegócio

Raça Girolando marca presença na 90ª ExpoZebu com novas parcerias e lançamentos

Raça terá agenda intensa na maior exposição de zebuínos do mundo
Raça Girolando marca presença na 90ª ExpoZebu com novas parcerias e lançamentos
Crédito: Divulgação/ Girolando

A raça Girolando participa da 90ª ExpoZebu, que acontece de 26 de abril a 4 de maio no Parque Fernando Costa, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. No evento, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando firmará um acordo com a Associação dos Criadores de Zebu da Bolívia (Asocebu) para ampliar a cooperação técnica-científica vigente desde 2018.

O novo termo prevê avaliações genéticas e genômicas do rebanho Girolando registrado pela Asocebu. A assinatura está marcada para o dia 27 de abril, às 10h, na Casa do Girolando, dentro do parque.​

Já no dia 28 de abril, a Associação Girolando lançará o Ranking Nacional Rebanho 2024, destacando as melhores fazendas em categorias como produção, qualidade do leite e eficiência reprodutiva. Na mesma ocasião, será apresentada a nova plataforma on-line de venda de animais, o “Mercado Girolando”, e também haverá o anúncio do “3º Congresso Internacional de Girolando”, previsto para novembro.​

E no dia 29 , o Fundo de Investimento do Teste de Progênie realizará uma reunião para discutir novas estratégias de promoção dos touros Girolando. O encontro ocorrerá na Casa do Girolando.​

As competições da raça começam no dia 27, às 7h30, com julgamento de 120 animais sob responsabilidade do jurado Euclides Prata. As atividades se encerram no dia 29.

A raça Girolando, resultado do cruzamento entre as raças Gir e Holandesa, é responsável por aproximadamente 80% da produção de leite no Brasil. Em 2024, o rebanho registrado da raça atingiu 108.404 animais, o maior número desde a criação do Serviço de Registro Genealógico da raça em 1989.

Sobre a ExpoZebu

A ExpoZebu, considerada a maior feira de raças zebuínas do mundo, espera receber superar os R$ 400 milhões movimentados ao longo da edição anterior. O evento também contará com a participação de criadores internacionais e reuniões da Federação Internacional de Criadores de Zebu (Ficebu).​

Segundo a ABCZ, a expectativa é que mais de 400 mil pessoas passem pelo Parque Fernando Costa durante toda a programação, que se estenderá por nove dias. Abdanur explica que já é possível projetar que a ExpoZebu terá resultados mais positivos que os do ano passado, isso, devido ao crescimento próximo a 15% no número de animais inscritos e da participação de empresas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas