Rota do Café do Cerrado Mineiro será nova experiência

Aliar um roteiro turístico com a cafeicultura de excelência em Minas Gerais. Essa é a ideia da Rota do Café do Cerrado Mineiro – a primeira Denominação de Origem (DO) de cafés do Brasil – que vai oferecer um roteiro turístico para que os apreciadores do produto possam vivenciar uma experiência sem precedentes.
A iniciativa vem sendo realizada pelo Sebrae Minas em parceria com várias entidades e instituições de Patrocínio, no Alto Paranaíba. O lançamento oficial da Rota será durante o Festuris Gramado (RS), que é considerado o maior evento do País para promoção de destinos turísticos, marcado para os dias 9 a 12 de novembro.
O projeto pretende estruturar o destino turístico para que o visitante possa ter a experiência de conhecer a produção do café de excelência, no bioma do Cerrado, e todo o processo de inovação e tecnologia que é utilizado pelos produtores. A Região do Cerrado Mineiro, que tem vasto know-how no turismo de negócios e na produção de café, avança agora para oferecer aos turistas uma experiência com um plus.
As reuniões de planejamento começaram em abril deste ano com a participação de uma consultoria especializada no desenvolvimento de produtos turísticos. Atualmente, estão sendo realizadas visitas técnicas em várias localidades do município para que algumas fazendas sejam mapeadas e preparadas para receber os visitantes.
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“A proposta é unir toda a cadeia produtiva associada ao turismo para que esteja preparada para receber mais turistas, fortalecendo a governança e tornando o destino mais conhecido pela experiência, história e origem dos cafés produzidos na região”, explica o analista do Sebrae Minas, Renato Moreira. Ele reitera que a experiência da Rota do Café do Cerrado Mineiro estará integrada à capacitação dos restaurantes e bares de Patrocínio bem como da rede hoteleira.
Para o superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal, o turismo é fundamental para uma região que possui uma Denominação de Origem (DO), pois gera conexão direta com o consumidor.
“Esse projeto já era parte do nosso plano estratégico e estávamos esperando o momento oportuno para lançá-lo. Com dez anos da certificação da DO, temos uma marca mais madura e pronta para ser apresentada ao mercado, com empreendimentos mais preparados e com boa estrutura para quem visita a região”, aponta.
Emprego e renda
Já o cafeicultor e diretor de agronegócios da Associação Comercial e Industrial de Patrocínio (Acip), Roger Montanari, destaca que o novo roteiro vai beneficiar a região, gerando mais empregos e renda.
“Patrocínio é o município com uma das maiores produções de café do Brasil e conta com a mais moderna tecnologia e as melhores práticas sustentáveis que existem. Creio que essa rota será uma oportunidade para que os visitantes conheçam in loco todo o processo de produção do café”, salienta.
Além do Sebrae Minas e Federação dos Cafeicultores do Cerrado, também participam da ação representantes da Acip/CDL, Expocaccer, Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (Acarpa), Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado Mineiro (Appcer), prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Patrocínio e Circuito Turístico Caminhos do Cerrado.
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