Agronegócio

Safra de cana em Minas deve crescer com ajuda do clima

Terceira estimativa da safra 2022/23 aponta que Estado vai produzir 6,8% a mais que ciclo anterior: 68,4 mi/toneladas
Safra de cana em Minas deve crescer com ajuda do clima
O clima seco proporcionou a antecipação da colheita de cana-de-açúcar no Estado | Crédito: REUTERS/Paulo Whitaker

O clima mais favorável ao longo do ciclo de produção da cana-de-açúcar favoreceu a cultura em Minas Gerais. De acordo com a terceira estimativa da Safra de Cana-de-açúcar 2022/23, divulgada ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção no atual ciclo será de 68,4 milhões de toneladas, superando em 6,7% o volume de cana registrado na safra anterior. Neste ano, a produção de açúcar ficará 11,5% maior, e a de etanol total, 3,5% superior. 

De acordo com os técnicos da Conab, a produtividade média nesta safra 2022/23 deverá ficar em torno de 77,9 toneladas por hectare, ou seja, um rendimento 3% superior à média obtida na safra anterior.

Os técnicos explicam que o bom regime de chuvas no verão, ocorrido nas regiões produtoras do Estado, propiciou boa umidade no solo e foi fundamental para o desenvolvimento pleno e melhoria na qualidade produtiva dos canaviais. Com o início do inverno, houve diminuição das chuvas, situação considerada satisfatória para as lavouras, principalmente por coincidir com o período de início da colheita. 

O clima seco em toda a região produtora do Estado, conforme a Conab, propiciou o avanço da colheita, permitindo que algumas usinas/destilaria encerrassem a safra antes do que havia sido planejado. Além disso, o clima seco aumentou o Açúcar Total Recuperável (ATR), o que melhorou de forma significativa a qualidade do produto final, resultando em um melhor retorno financeiro.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Neste ano, a área de colheita da cana subiu 3,6%, chegando a 877,2 mil hectares. Em relação ao Açúcar Total Recuperável (ATR), foi verificada alta de 7,3% frente à safra passada, com 9,4 toneladas por tonelada de cana ante 8,7 registradas na safra anterior. O ATR é a soma total dos açúcares contidos na cana-de-açúcar e que são efetivamente aproveitados no processo industrial para a produção de açúcar e de álcool.

Dentre os subprodutos da cana, a produção de açúcar se destaca em Minas Gerais. Conforme a estimativa da Conab, as usinas do Estado irão fabricar 4,62 milhões de toneladas do adoçante frente a 4,14 milhões de toneladas do ano anterior. O volume está 11,5% maior que o da safra passada, o que representa um acréscimo de 476,1 toneladas.  

O aumento da produção de açúcar em Minas é favorecido pela maior destinação da cana para a fabricação do adoçante – resultado das boas cotações do produto no mercado internacional – e também pelo ganho em produtividade.

A produção de etanol total também tende a crescer.  A estimativa é chegar a 2,92 bilhões de litros na safra 2022/23, superando em 3,2% o volume alcançado no ano anterior, que era de 2,83 bilhões de litros. Ao todo, serão 99,3 milhões de litros a mais no atual ciclo. 

A produção de etanol anidro, que é adicionado à gasolina, será de 1,29 bilhão de litros, 16,6% maior que a anterior, quando o volume chegou a 1,11 bilhão de litros. 

Já a fabricação de etanol hidratado vai ficar 5,5% menor na safra 2022/23. A produção está estimada em R$ 1,62 bilhão de litros, ante os 1,7 bilhão registrados em 2021/22. Serão, ao todo, 94 milhões de litros a menos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas