Safra de trigo do Brasil é estimada em 7,53 milhões de toneladas

A safra de trigo do Brasil em 2024/25 foi estimada em 7,53 milhões de toneladas, com uma leve queda ante as 7,58 milhões de toneladas previstas em dezembro, publicou a consultoria StoneX na quinta-feira (9). Na comparação com a temporada anterior, o volume representa um recuo de 7% em meio a problemas climáticos.
“Os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina foram os últimos a encerrarem as atividades no campo, podendo haver ainda algumas revisões eventualmente, mas pouco expressivas na conjuntura geral”, disse a StoneX. Em breve, os agricultores devem dar início ao planejamento para o novo ciclo, acrescentou a consultoria. Minas Gerais é o quinto maior produtor de trigo do País, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seapa-MG).
Veja, a seguir, outros destaques do Agronegócio:
Circuito Nelore de Qualidade 2024 avaliou mais de 38 mil animais
Organizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade concluiu 2024 como uma referência sólida na pecuária brasileira. Ao todo, foram avaliados 38.066 animais em 35 etapas, sendo 31 no Brasil, três na Bolívia e uma no Paraguai.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
No total, 12 estados brasileiros participaram do Circuito em 2024: Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rondônia, São Paulo e Tocantins. “Precisamos destacar a maior etapa já registrada no Circuito Nelore de Qualidade, realizada na unidade Friboi de Mozarlândia (GO), onde avaliamos 5.100 animais.
Esse feito demonstra o comprometimento dos neloristas em buscar a excelência na produção, algo que é realmente inspirador para todos nós”, assinala o presidente da ACNB, Victor Miranda.
Projeto-piloto da Marfrig usa IA
A Marfrig, uma das líderes globais em carne bovina, suína e de aves, além de maior produtora mundial de hambúrgueres, inicia projeto-piloto com a green fintech Agrorobótica, que utiliza inteligência artificial para monitoramento de carbono no solo.
Esta iniciativa faz parte do Programa Verde+, criado em julho de 2020, que busca acelerar o compromisso da empresa em alcançar uma pecuária de baixo carbono, 100% rastreada, livre de desmatamento, inclusiva, e mais produtiva até 2025.
O projeto-piloto deve mensurar e monitorar o solo das propriedades que fornecem gado à Marfrig, permitindo que o carbono armazenado nas fazendas seja convertido em créditos de carbono certificados.
Ouça a rádio de Minas