Saiba o que é destaque nos ‘Curtas’ do agro!

Ferramenta facilita gestão agropecuária
O pecuarista já pode promover melhorias na gestão pecuária e ter economia nos negócios. O Departamento de Tecnologia da Informação da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) lançou a ferramenta “Extrato de Animais”. O diretor de Informática da ABCZ, Sérgio Junqueira Germano, explica que, com o sistema disponível na página do associado ABCZ, é possível dar baixa nos animais que não estão mais na propriedade. Há possibilidade de gerenciar também animais nascidos sem registro de nascimento e animais com registro de nascimento sem registro definitivo. “É uma forma simplificada de o criador enxergar o que ele tem dentro da fazenda e controlar o rebanho. Nós queremos trazer cada vez mais conectividade e desburocratizar o sistema para os criadores”, pontua. É simples consultar o extrato: basta acessar www.abcz.org.br e buscar na aba de serviços online na seguinte ordem: comunicações eletrônicas > consulta de animais > extrato de animais. A partir disso, será possível gerar relatórios detalhados. A ferramenta permite ainda a impressão dos resumos em arquivos de extensão PDF ou Excel.
Inscrição para PAA vai até 14 de junho
Associações e cooperativas da agricultura familiar de todo o País podem inscrever projetos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS). O período de envio de proposta para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) por meio do sistema PAANet é até o próximo dia 14 de junho. O programa é coordenado pelos ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e executado pela Conab, além de estados e municípios. Neste ano, as propostas devem contar com a participação mínima de 50% de mulheres rurais. Além disso, serão priorizados os projetos agroecológicos e orgânicos com objetivo de promover uma alimentação saudável, equilibrada e sustentável aos beneficiários em situação de insegurança alimentar. Entre a documentação exigida, tanto as cooperativas e associações quanto seus cooperados e associados, devem ter a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP jurídica ou familiar) ou o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF jurídica ou familiar). Também é necessário o registro no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais da Conab. Todas as informações e inscrições no seguinte link: www.conab.gov.br/agricultura-familiar/paanet.
Práticas sustentáveis na agricultura e pecuária
No Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi celebrado ontem, a Emater-MG lançou uma cartilha virtual, disponibilizada gratuitamente pelo site da empresa pública, que compila uma série de técnicas sustentáveis que podem ser empregadas em propriedades rurais. É um incentivo para que produtores de todo o Estado e do País implementem essas práticas sustentáveis. A cartilha detalha de forma didática técnicas que podem ser implementadas, muitas vezes com baixo custo. Dentre as técnicas estão, por exemplo, o Sistema Plantio Direto (SPD), em que o plantio é feito sobre a palhada; os sistemas agroflorestais (SAF), em que existe a presença de, pelo menos, um componente arbóreo associado a outras espécies de interesse e a construção de estruturas de drenagens e captação de água das chuvas, que alimentam os lençóis freáticos, melhorando todo ecossistema em torno da área. A cartilha também aborda as técnicas para recuperação de pastagens. O coordenador técnico da Emater-MG, Walfrido Machado, um dos autores da cartilha, destaca que “o produtor rural, conscientizado da necessidade de preservação ambiental, tem papel fundamental porque lida no dia a dia com os recursos naturais e sabe quais são os limites da propriedade”.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas