Agronegócio

Sebrae Minas vai lançar plano de negócios para produtores rurais de Brumadinho

Sebrae Minas vai lançar plano de negócios para produtores rurais de Brumadinho
Crédito: Divulgação

O último Censo Agropecuário, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, constatou que 84,4% das unidades de produção agrícola brasileira correspondem à agricultura familiar. Apesar de ocupar pouco mais de 24% do território nacional, ela é responsável pelo fornecimento da maior parte dos alimentos básicos da população e por cerca de 70% dos empregos no campo.

Percebendo a importância do setor para o município de Brumadinho, o Sebrae Minas, em parceria com a Fazenda Alegria e a Emater-MG, vai lançar, no próximo dia 20 de agosto, das 17h às 18h, o Plano de Negócios para Agricultores Familiares: entenda por onde começar. Os interessados em participar do evento on-line já podem fazer a inscrição.

De acordo com a analista do Sebrae Minas Fernanda do Carmo, o projeto é uma ação conjunta com os produtores rurais de Brumadinho que busca sensibilizar os empreendedores do município, os quais atuam na agricultura familiar, sobre os benefícios do uso do plano de negócio como uma ferramenta de suporte à tomada de decisão.

“A ideia do encontro é realizarmos uma conversa com os produtores rurais sobre a importância de analisar os concorrentes, os fornecedores e o mercado alvo no qual se deseja trabalhar, de definir um posicionamento de mercado. Como esses agricultores pretendem se inserir no mercado de orgânicos, falaremos um pouco mais sobre esse segmento trazendo alguns cases para exemplificar as boas práticas”.

 

Força empreendedora – O agrônomo da Fazenda Alegria, Antônio Márcio, foi um dos responsáveis por abrir a demanda junto ao Sebrae. Segundo ele, o pequeno produtor foi bastante impactado após o rompimento da barragem da Vale. Então, várias empresas e parceiros começaram a fazer um trabalho para levar ajuda para o município. O Ministério da Cidadania, o grupo Aliança por Brumadinho, a Secretaria Municipal de Agricultura, assim como as cooperativas da região, são alguns exemplos.

Desde o início do ano, atividades mensais para capacitar os pequenos agricultores já eram realizadas. Os participantes puderam aprender sobre composto orgânico, semeadura, entre outros assuntos de relevância. Após a pandemia, os encontros foram suspensos e foi então que surgiu a ideia de realizá-los de forma on-line.

“A ação é voltada para o produtor de orgânico do município. Os pequenos negócios precisam se capacitar. O Sebrae já tem mais expertise, por isso, procuramos apoio para levar conhecimento, agora em forma de live. Cerca de 30 participantes são esperados para conhecer melhor a importância do Plano de Negócios para Agricultores Familiares, assunto mais votado para esse encontro”, destaca. (Com informações do Sebrae)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas