Seca no Estado pode ter fim já em setembro

O período de seca poderá ter fim com a chegada das primeiras chuvas a partir de setembro. Porém, as chuvas desejadas pelos agricultores poderão ocorrer somente a partir de outubro. O prognóstico foi elaborado pelos pesquisadores Williams Ferreira, da Embrapa Café, e Marcelo Ribeiro, da Epamig, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Também foram registradas baixas temperaturas noturnas na região Sul do Brasil, no sul de Mato Grosso do Sul, em São Paulo e em Minas Gerais, provocando geadas em algumas áreas mais elevadas desses estados.
A tendência é de continuidade do tempo seco ao longo do mês de agosto na maior parte do Brasil. Considerando-se as mudanças ocorridas nos componentes atmosféricos e oceânicos nos últimos meses, o último La Niña, que ocorreu neste ano, não deverá influenciar o início da estação chuvosa, que poderá começar a partir da segunda quinzena de setembro.
A probabilidade é do retorno da chuva com volumes dentro ou pouco acima da média do período, em uma faixa que atravessa o Brasil e tem início a partir do estado do Amazonas, passando pela porção sul do Pará e norte do Mato Grosso; pelo Tocantins, norte de Goiás e oeste da Bahia, incluindo a região do Matopiba; pelas mesorregiões Norte e Leste de Minas Gerais e pelos estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.
Os volumes de chuvas expressivos para a agricultura, no entanto, são esperados somente a partir de outubro, quando as chuvas podem ocorrer acima da média em Minas Gerais, nas mesorregiões Norte, Oeste, Central mineira, Metropolitana de Belo Horizonte e na região das Matas de Minas. Entretanto, nos estados do Sul do Brasil, bem como em Mato Grosso do Sul e São Paulo, ainda poderá prevalecer o tempo seco.
Em agosto e setembro as temperaturas poderão ocorrer acima da média do período principalmente nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais, sendo que neste último as mesorregiões do Sul de Minas e da Zona da Mata deverão apresentar temperaturas dentro da média do período.
Em outubro as temperaturas estarão mais próximas da média do mês na maior parte do Brasil, com exceção dos estados do Pará, Maranhão, Piauí e Ceará, que poderão continuar apresentando temperaturas acima da média para o mês. (Com Epamig)
Ouça a rádio de Minas