Semana do Pescado visa aumentar vendas em 35% no País

A 21ª Semana do Pescado, que acontece de 1º a 15 de setembro em todo o País, tem o objetivo de estimular o consumo de peixes e promover o fortalecimento de toda a cadeia envolvida na produção. Este ano, a meta da campanha é aumentar as vendas dos pescados em cerca de 35% frente ao período normal de vendas. Minas Gerais, que é um dos estados participantes, se destaca na produção crescente, principalmente, de tilápia, e, por isso, a campanha é importante.
Várias ações estão em curso para estimular o consumo, além da divulgação de receitas ensinando opções e como preparar peixes, há maior oferta dos itens e também promoções. Conforme o ex-ministro da Pesca e coordenador nacional da Semana do Pescado, Altemir Gregolin, a iniciativa é importante para chamar a atenção dos consumidores para os pescados.
“A Semana do Pescado tem o objetivo de estimular o consumo. Para isso, há uma série de ações em todos os estados brasileiros, principalmente, nos supermercados, bares, restaurantes e também em feiras e espaços onde é possível desenvolver ações que façam o apelo para o consumo dessa proteína que é a mais saudável”.
Ações diversas
Ainda conforme Gregolin, a semana conta com ações estruturantes. Há um aumento da oferta de pescado, uma vez que a cadeia produtiva se prepara para ter uma oferta relevante já prevendo uma demanda maior. Além disso, são várias ações para chamar a atenção dos consumidores e facilitar o acesso aos produtos.
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“Há promoções, com redução de preços para que seja um fator de apelo. Fazemos uma ampla campanha publicitária, com divulgações diversas. Um dos principais pontos são os vídeos com receitas para ensinar a preparar os produtos, o que é uma das limitações do baixo consumo. Muitas vezes, as pessoas não consomem os pescados por não saberem preparar ou por dificuldade de escolher o peixe e o pescado”, explicou.
Semana do Pecado é considerada “segunda Quaresma”
A Semana do Pecado é considerada a “segunda Quaresma” do setor, onde há um aumento expressivo da demanda, gerando, assim, bons resultados para a cadeia. A campanha é ampla e abrange diversos tipos de peixes e frutos do mar.
“É ampla porque o Brasil tem uma diversidade muito grande e o que se quer é valorizar essas diferentes espécies, valorizar a diversidade, as particularidades regionais. Queremos estimular o consumo dessa diversidade que é gigantesca de pescados. Nossa expectativa é de um aumento de 35% nas vendas em relação aos períodos normais”.
Minas Gerais se destaca na produção
O ex-ministro da Pesca e coordenador nacional da campanha, Altemir Gregolin, explica que Minas Gerais é um estado muito importante para a campanha. Além de ser produtor, principalmente, de tilápia, Minas, São Paulo e Rio de Janeiro concentram os maiores Produto Interno Bruto (PIB) e também a maior concentração de pessoas.
“Minas Gerais tem um potencial muito grande. Ao aumentar o consumo em um grande centro, como é Belo Horizonte, em todas as cidades de Minas, significa também criar melhores condições para ampliar a produção, gerar emprego, gerar renda, gerar riqueza para o Estado e para o Brasil”.
Conforme os levantamento da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), em 2023, a piscicultura de Minas Gerais apresentou crescimento robusto e acima da média nacional. A produção de peixes de cultivo no Estado chegou a 61,6 mil toneladas, registrando, assim, um incremento de 12,6% frente a 2022.
De acordo com o presidente da Peixe BR, Francisco Medeiros, a entidade apoia a Semana do Pescado. “A Peixe BR realiza ao longo de todo o ano a campanha Coma mais Peixe e a Semana do Pescado é mais uma ferramenta para estimular o consumo. Apoiamos a iniciativa, mas, é necessário mais ações ao longo do ano para aumentar o consumo de peixes, que ainda é baixo”, explicou.
Das 61,6 mil toneladas de peixes cultivados em Minas, a grande maioria é de tilápia, com um volume de 58,2 mil toneladas. Em seguida, vêm os peixes nativos, com 2,5 mil toneladas, e por fim, outros, com 900 quilos.
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