Sementes de feijão chegam aos produtores

Produtores rurais atingidos pela seca dos últimos meses em Minas Gerais já começaram a receber sementes de feijão doadas pelo governo do Estado. Vão ser beneficiadas mais de 12 mil famílias de agricultores, principalmente das regiões Norte e Noroeste e dos vales do Jequitinhonha, do Mucuri e do Rio Doce. As sementes vão ser distribuídas a 254 municípios mineiros.
As primeiras doações foram realizadas ontem em Januária, no Norte de Minas, e também em Brasília de Minas, onde vão para mais 13 municípios da região. Segundo a Emater-MG, todas as entregas serão realizadas até o fim deste mês, permitindo o plantio imediato do feijão. “As sementes vão permitir, neste período de retorno das chuvas, o plantio e a colheita do feijão, que vai contribuir para a alimentação e gerar renda para as famílias dos agricultores. É mais uma ação da empresa de apoio a esses produtores para a superação das dificuldades que surgiram com a forte estiagem que tivemos recentemente”, afirmou o presidente da Emater-MG, Otávio Maia.
Foram adquiridos pela empresa pública 12.195 sacos, com dez quilos de sementes cada um. A compra emergencial, no valor de R$ 2 milhões, foi feita com recursos da empresa, após autorização do governo mineiro. A Emater-MG já possuía um processo de licitação vigente para aquisição de sementes de feijão, o que agilizou a compra.
Os municípios beneficiados pela doação foram selecionados conforme a situação de cada um deles, que foi identificada em levantamento feito pela equipe técnica da empresa pública.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Situação de emergência
Mais da metade das prefeituras das regiões atingidas já havia decretado estado de emergência no fim do ano passado por causa da longa estiagem. Para definir a quantidade de sementes doada a cada município, a Emater-MG fez um cálculo que considerou o número de agricultores familiares nas localidades, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a quantidade de sacos disponíveis para essa ação emergencial. Cada família beneficiada receberá um pacote com dez quilos de sementes.
Os sacos de sementes serão doados para as prefeituras municipais com emissão de nota fiscal. As lideranças locais de cada município (prefeituras, câmaras de vereadores, sindicatos, associações e outras organizações) vão definir, com apoio da Emater-MG, os critérios e a lista de produtores que vão receber as sementes. Cada município vai organizar a entrega para os agricultores.
Um dos beneficiados com a entrega de sementes de feijão é o agricultor familiar Luiz de Oliveira Neto Filho, de Catuti, na região Norte do Estado. Produtor rural da comunidade Vista Alegre, ele diz que boa parte da produção será usada para o consumo da família dele, formada pela mulher e uma filha de 13 anos. O agricultor já começou a preparar uma área de 0,5 hectare para o plantio. “Essa ação deve continuar. É muito importante para reduzir as despesas e reforçar a alimentação da gente. Vamos aproveitar e vender um pouco para conseguir uma renda extra e aplicar em outras áreas”, reforça Neto Filho, que tem a pecuária leiteira como principal atividade econômica na propriedade.
Qualidade das sementes
A escolha das sementes de feijão foi feita por ser uma cultura de ciclo curto, de aproximadamente 75 dias. Por ser uma semente básica de primeira geração, permitirá ainda o plantio de mais três safras, sem perda de vigor produtivo.
A safra atual de cultivo vai até março, período com a expectativa de aumento de volume de chuvas nas regiões beneficiadas. O feijão colhido pode ser usado para alimentação, comercialização e até para o replantio. A variedade de feijão distribuída pela empresa pública é de alta qualidade genética e bastante produtiva.
Cada saco de dez quilos pode produzir cerca de 600 quilos de feijão na primeira safra. Como podem ser três gerações de plantio, é possível produzir até 3 mil quilos de feijão, desde que plantados 20 quilos na segunda e na terceira safra.
A Emater-MG preparou também uma cartilha para auxiliar os produtores com informações técnicas de preparo do solo, adubação, espaçamento e controle de pragas e doenças.
As próximas doações de sementes de feijão estão programadas para os seguintes dias: hoje (18), em Nova Porteirinha; na segunda-feira (22), em Montes Claros; e na terça-feira (23), em Salinas e em Almenara.
Emater-MG desenvolve mais ações
A Emater-MG também está auxiliando os produtores que adquiriram crédito de custeio com seguro (Proagro, por exemplo) a procurar a instituição financeira e fazer a Comunicação de Perdas (COP). O agente financeiro é o responsável por designar um perito para fazer o levantamento de comprovação das perdas no campo.
A empresa também elabora o Laudo Técnico de Comprovação de Perdas, que possibilita a negociação de dívida dos produtores que possuem operação de crédito sem a contratação de seguro ou para aqueles que têm operação de investimento contratada. A prorrogação das dívidas é possível em casos como frustração de safra por fatores adversos e dificuldade de comercialização de produtos.
Em negociação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) com o Banco do Brasil, ficou acordado que as dívidas dos produtores, de até R$ 200 mil, nos municípios mineiros que decretaram situação de emergência pela seca, serão prorrogadas por mais um ano, dispensando a necessidade de apresentação de laudo comprobatório. A medida já está em vigor.
ICMS
Outra medida para minimizar as perdas dos produtores mineiros com a estiagem foi a suspensão por 90 dias da cobrança de ICMS para movimentação de gado bovino dos produtores mineiros que vivem em cidades atendidas pelo Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e que decretaram situação de emergência. A medida do governo do Estado foi anunciada em dezembro passado.
A medida permite que pecuaristas busquem melhores condições de pastagem em outros estados, como Bahia e Espírito Santo. Para ser beneficiado pela suspensão de ICMS, é preciso que os animais retornem a Minas em até 180 dias. (Com informações da Emater-MG)
Ouça a rádio de Minas