Agronegócio

Seminário debate sustentabilidade da produção no Cerrado e prepara o Estado para a COP 30

Evento ocorre nesta quarta-feira (28), em Belo Horizonte
Seminário debate sustentabilidade da produção no Cerrado e prepara o Estado para a COP 30
Seminário vai discutir sustentabilidade no Cerrado Mineiro | Foto: Divulgação Seapa

Os avanços do desenvolvimento rural, tendo como referência os resultados do Plano de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC+) em Minas Gerais, especialmente na promoção de um agro sustentável, serão temas do Seminário Pré-COP 30 – Desenvolvimento Rural no Cerrado Mineiro. O evento, que acontece nesta quarta-feira (28), em Belo Horizonte, é considerado fundamental para discutir as ações e levantar as boas práticas aplicadas na produção do agronegócio no Cerrado que podem ser replicadas em outras regiões e biomas. 

Através das discussões ao longo do evento, haverá ainda a elaboração de um documento com propostas que contribuam no progresso sustentável do Cerrado Mineiro para a agenda da COP 30. A ideia é apresentar as boas práticas e o documento na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 – maior evento sobre clima e sustentabilidade do mundo que será realizado em novembro, em Belém, no Pará.

O Seminário Pré-COP 30 – Desenvolvimento Rural no Cerrado Mineiro é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária – SFA/MG-MAPA, e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS). 

Conforme a chefe do Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) da Seapa, Ariel Chaves, o Seminário é importante para discutir como a sustentabilidade tem avançado na produção agrícola e pecuária do Cerrado, região que foi escolhida como tema do seminário por concentrar grande parte do agronegócio do Estado. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“A sustentabilidade tem se tornado uma exigência do mercado consumidor, e eventos como a Pré-COP 30 reforçam a importância de práticas responsáveis no agro mineiro. Iniciativas que aliam produção e preservação ambiental são essenciais para manter a competitividade de Minas Gerais, garantindo alimentos de qualidade, com origem rastreável e respeito ao meio ambiente”.

Ainda conforme Ariel, em Minas Gerais, as ações que mais se destacam na região são o Plano ABC+ MG, experiências do Projeto Rural Sustentável e o uso da assistência técnica para recuperação de áreas degradadas.

“São práticas que respondem à crescente exigência do mercado por alimentos com responsabilidade socioambiental. O agro mineiro, com sua diversidade produtiva e vocação para a inovação, tem grande potencial para liderar a transição para uma produção mais sustentável, agregando valor aos produtos e impulsionando o desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental”.

Ariel destacou ainda que o uso sustentável do Cerrado é estratégico tanto para a manutenção dos serviços ecossistêmicos, quanto para a continuidade das atividades produtivas.

“Conciliar produção com preservação é, portanto, um imperativo técnico, ético e econômico”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas