Serra da Canastra poderá ser elevada a marca território de diversos produtos

A Serra da Canastra, mundialmente conhecida pelos famosos queijos produzidos na região, poderá ser elevada, em breve, a “Região da Canastra”. A partir de uma estratégia de marca de território inspirada num modelo italiano, a proposta abrange outras iguarias e delícias da região, como azeite, charcutaria, frutas, mel e vinho.
A ideia foi apresentada aos produtores e comunidade de São Roque de Minas, no Centro-Oeste mineiro, nesta quarta-feira (3), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas). O principal objetivo é valorizar a origem e firmar um controle de qualidade das produções da Canastra.
Para isso, segundo o gerente do Sebrae Minas a Regional Centro-Oeste e Sudoeste de Minas, Leonardo Mól, a estratégia propõe a criação de associações para cada produto, que serão responsáveis pela elaboração de regras a serem seguidas, além de certificarem a presença de características exclusivas da região.
“As lideranças das associações e representantes das entidades parceiras locais, envolvidas na cadeia produtiva, fariam parte da governança gestora da marca território ‘Região da Canastra’”, explica.
Visando definir quais cidades poderão usar os benefícios da marca território, uma consultoria será contratada pelo Sebrae Minas para delimitar o território. Para o próximo ano, também já está planejada a elaboração de uma estratégia que vai estabelecer a posição correta da marca no mercado.
“Vamos criar uma identidade que promova atributos singulares da região, criando um senso de pertencimento da comunidade e associando o turismo aos produtos regionais”, complementa o gerente.
Origem da estratégia
Em maio deste ano, uma comitiva do Sebrae Minas com produtores rurais, líderes e entidades, viajou ao Sul Tirol, na Itália, para avaliar novos métodos de gestão e valorização de território com o intuito de promover produtos cultivados no mercado ligados à marca da região. Dali veio a inspiração.
“Nessa visita percebemos que o Sul do Tirol se assemelhava bastante à Região da Canastra, tanto pela diversidade de produtos quanto pelo potencial turístico. Vamos nos inspirar nessa experiência para criar uma estratégia pioneira no Brasil, aproveitando a notoriedade já conquistada pelo queijo da nossa região”, destaca o diretor da Associação dos Produtores de Queijo Canastra, João Carlos Leite. (com informações do Sebrae Minas).
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