Serra da Canastra poderá ser elevada a marca território de diversos produtos

A Serra da Canastra, mundialmente conhecida pelos famosos queijos produzidos na região, poderá ser elevada, em breve, a “Região da Canastra”. A partir de uma estratégia de marca de território inspirada num modelo italiano, a proposta abrange outras iguarias e delícias da região, como azeite, charcutaria, frutas, mel e vinho.
A ideia foi apresentada aos produtores e comunidade de São Roque de Minas, no Centro-Oeste mineiro, nesta quarta-feira (3), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas). O principal objetivo é valorizar a origem e firmar um controle de qualidade das produções da Canastra.
Para isso, segundo o gerente do Sebrae Minas a Regional Centro-Oeste e Sudoeste de Minas, Leonardo Mól, a estratégia propõe a criação de associações para cada produto, que serão responsáveis pela elaboração de regras a serem seguidas, além de certificarem a presença de características exclusivas da região.
“As lideranças das associações e representantes das entidades parceiras locais, envolvidas na cadeia produtiva, fariam parte da governança gestora da marca território ‘Região da Canastra’”, explica.
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Visando definir quais cidades poderão usar os benefícios da marca território, uma consultoria será contratada pelo Sebrae Minas para delimitar o território. Para o próximo ano, também já está planejada a elaboração de uma estratégia que vai estabelecer a posição correta da marca no mercado.
“Vamos criar uma identidade que promova atributos singulares da região, criando um senso de pertencimento da comunidade e associando o turismo aos produtos regionais”, complementa o gerente.
Origem da estratégia
Em maio deste ano, uma comitiva do Sebrae Minas com produtores rurais, líderes e entidades, viajou ao Sul Tirol, na Itália, para avaliar novos métodos de gestão e valorização de território com o intuito de promover produtos cultivados no mercado ligados à marca da região. Dali veio a inspiração.
“Nessa visita percebemos que o Sul do Tirol se assemelhava bastante à Região da Canastra, tanto pela diversidade de produtos quanto pelo potencial turístico. Vamos nos inspirar nessa experiência para criar uma estratégia pioneira no Brasil, aproveitando a notoriedade já conquistada pelo queijo da nossa região”, destaca o diretor da Associação dos Produtores de Queijo Canastra, João Carlos Leite. (com informações do Sebrae Minas).
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