Agronegócio

Setor de avicultura de postura negocia junto ao mercado externo volume de ovos 81,5% maior no último ano

Setor de avicultura de postura negocia junto ao mercado externo volume de ovos 81,5% maior no último ano
Em 2021, as vendas de ovos do País para fora totalizaram 11,3 mil toneladas de acordo com a ABPA | Crédito: Paulo Lanzetta/ Embrapa

São Paulo –  As vendas de ovos para o mercado internacional (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 11,3 mil toneladas em 2021, informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Segundo o levantamento, o número superou em 81,5% o total exportado pelo Brasil em 2020, quando foram embarcadas 6,2 mil toneladas. 

Em receita, houve elevação de 80%, com US$ 18 milhões registrados ao longo dos 12 meses de 2021, contra US$ 10 milhões em 2020. 

Considerando apenas o mês de dezembro, as exportações de ovos totalizaram 2,49 mil toneladas, número 72,8% superior ao registrado no último mês de 2020, com 1,44 mil  toneladas. Em receita, houve elevação de 102,6%, com US$ 3,99 milhões registrados em dezembro de 2021, contra US$ 1,97 milhão no ano anterior.

Os Emirados Árabes Unidos seguem como principal destino das exportações, com 6,9 mil toneladas em 2021, volume 105% maior em relação ao mesmo período do ano anterior, com 3,3 mil toneladas, continuando como destino de 50% das exportações brasileiras de ovos. Em seguida estão Japão, 1,1 mil toneladas (+270%), e Omã, com 408 toneladas (+183%). Outros destaques são Catar, Uruguai e Arábia Saudita.

“O mês de dezembro apresentou os maiores volumes exportados no ano de 2021. Os custos de produção têm apertado significativamente as margens do setor, com os dois principais insumos – milho e farelo de soja – aumentando, em alguns casos, mais de 100% entre um ano e outro. As exportações ajudam a aliviar o cenário desafiador enfrentado pela avicultura de postura”, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

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