Agronegócio

Setores do agro estão alinhados em pautas de sustentabilidade

Setores do agro estão alinhados em pautas de sustentabilidade
Reunião do Comitê Consultivo de Sustentabilidade do Agro Mineiro já apresentou ações \ Crédito: Divulgação/Faemg

As cadeias produtivas do agronegócio em Minas estão alinhadas em demandas de sustentabilidade. Integrantes do Comitê Consultivo de Sustentabilidade do Agro Mineiro (CCS Agro) reuniram-se para a 3ª Reunião Ordinária, no dia 1º, em Belo Horizonte. Um dos destaques foi a participação online de representantes do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que sanaram dúvidas do comitê sobre procedimentos e estudos relativos à Resolução Conjunta Semad/IEF 3.162/22, que alterou a 3.102/21.

O Sistema Faemg Senar e o CCS Agro trabalharam para a adequação da legislação. “Contamos, mais uma vez, com o apoio do órgão ambiental para esclarecer dúvidas e facilitar o diálogo com o setor para melhoria do ambiente regulatório e dos processos em busca do desenvolvimento sustentável”, comentou a gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos.

Entre os temas discutidos, estavam as contribuições e entendimentos do setor visando contribuir, por exemplo, com a consulta pública do Plano Estadual de Ação Climática de Minas Gerais (Plac), que está aberta até 16 de fevereiro. “Temos a expectativa de apoiar o Estado em pautas que impulsionem a nossa diversificada e sustentável agropecuária mineira, como força motriz da segurança alimentar e do desenvolvimento de uma economia verde e de baixo carbono”, defendeu a  assessora de Meio Ambiente do Sistema, Ana Paula Mello.

Participaram também representantes de associações como a Avimig, Asemg, Aprosoja, Aspronorte, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, dentre outras entidades.

Relacionamento institucional e governamental

O CCS Agro é presidido pelo Sistema Faemg Senar e tem caráter político e técnico, tendo sido criado a partir da demanda de algumas instituições frente ao governo estadual com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios relacionado às pautas ligadas à sustentabilidade.

O presidente do Sistema Faemg Senar e do CCS Agro, Antônio de Salvo, destacou a importância da união e do alinhamento de todas as instituições para continuar garantindo a segurança alimentar e energética para Minas e o Brasil. “Tenho a convicção de que, se nos posicionarmos juntos, trabalhando de forma planejada e competente, avançaremos mais do que antes nas pautas existentes e nas que poderão surgir. Precisamos de um estreitamento com nossos deputados e, já pensando nisso, criamos o Projeto de Relacionamento Institucional e Governamental (RIG) para termos acesso mais fluido e ágil a essas instituições”, adiantou Salvo.

“Com esse trabalho de articulação do RIG, vamos nos aproximar e dialogar. É mais presença e força, subsidiando o trabalho do Legislativo e Executivo”, acrescentou o vice-presidente de Secretaria do Sistema, Ebinho Bernardes.

O superintendente de Relações Institucionais, Altino Rodrigues, ressaltou que já estão previstas ações dentro do RIG: o já realizado Café Parlamentar, reunião com a bancada nacional, seminário na ALMG sobre o agronegócio, pesquisas e convênios com foco social. (Sistema Faemg)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas