SIC 2022 conecta cadeia produtiva do café

Cafeicultores, profissionais, torrefadores, cafeterias e compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de fazer uma nova jornada imersiva pelo atual cenário da cafeicultura brasileita. Vem aí a Semana Internacional do Café (SIC) 2022 entre os dias 16 e 18 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte. Neste ano, a SIC celebra sua 10ª edição como um dos maiores eventos mundiais do setor e principal polo de conexão, atualização, conhecimento, oportunidade de negócios, lançamentos de produtos e novas tendências de consumo da bebida no Brasil. O tema é “Cafés do Brasil: avanços conquistados e dos desafios para os próximos 10 anos”.
Para Antônio Pitangui de Salvo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Sistema Faemg), o evento consolidou-se com uma das maiores feiras do mundo e o maior encontro sobre café do Brasil. “Chegamos à décima edição comemorando essa evolução e com grande desejo de continuar oferecendo uma programação diversa, com uma rica troca de conhecimentos que conecta, gera oportunidades e dá acesso a mercados e negócios a toda a cadeia produtiva”, analisa.
O evento teve sua primeira edição em 2013, em Belo Horizonte e Minas Gerais continua sendo o maior produtor de cafés do país. A SIC 2022 vai celebrar os 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) e reforçará ainda mais o fomento aos negócios e networking e com uma extensa grade de conteúdos organizada em três pilares: agronegócio, cafeteria e comercialização. Entre os temas disponíveis nos três dias, será possível conferir apresentações sobre inteligência de mercado, cafeicultura sustentável e o futuro do café, destacando as oportunidades para as novas gerações de produtores, entre outros. Para a abertura, está confirmada a palestra magna “Projeções macro e micro da economia”, com Eduardo Giannetti, um dos principais economistas do país.
“A SIC é um evento estratégico para o governo de Minas e o espaço ideal para toda a cadeia produtiva refletir sobre os próximos passos da cafeicultura. O café é carro-chefe das exportações do agro no Estado, reconhecido internacionalmente como o maior produtor mundial, mas o nosso desafio é ir além”, acredita o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Almeida Pereira Fernandes.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Atrações de sucesso da SIC retornam “turbinadas”. O evento será palco novamente do concurso Coffee of The Year, premiação que reúne os melhores cafés nacionais na avaliação de especialistas certificados pelo Coffee Quality Institute (CQI), compradores e do público, possibilitando aos empresários, produtores, torrefadores, baristas, traders e demais especialistas conhecerem os principais resultados e novidades da safra 2022/2023 em primeira mão.
O credenciamento já está disponível no site semanainternacionaldocafe.com.br, onde é possível confeir também toda a programação da 10ª edição da SIC.
Ouça a rádio de Minas