Agronegócio

Smart Fazendas: app mapeia terrenos para fomentar compra e venda em regiões ‘agro’

Somente em Minas, mais de 1 milhão de terrenos estão disponíveis para quem deseja investir; entenda
Smart Fazendas: app mapeia terrenos para fomentar compra e venda em regiões ‘agro’
O aplicativo está disponível para todas as regiões de Minas e do Brasil | Foto: Divulgação MAPA

São Paulo – Um marketplace de imóveis rurais que ajuda a descobrir o mercado de fazendas regularizadas. É com essa proposta que será lançado, na próxima semana, o aplicativo Smart Fazendas, que terá acesso gratuito por meio de downloads na versão iOS e também para smartphones e tablets Android.

A ferramenta é uma oportunidade para quem deseja investir em imóveis e terrenos em regiões ‘agro’ tanto de Minas Gerais, quanto em outros estados do País. São aproximadamente 7,5 milhões de propriedades catalogadas no banco de dados do aplicativo sendo que, somente de Minas, são mais de 1 milhão de propriedades indicadas pelo sistema.

Quem criou o Smart Fazendas é o consultor para fundos de investimentos e também de investidores que compram imóveis rurais, Rodrigo Coladello. Ele explica que o aplicativo é também uma ferramenta aliada de corretores de imóveis que desejam prospectar clientes com interesse em potenciais áreas de fomento ao agronegócio.

“Na prática, o Smart Fazendas vem para democratizar o acesso à informação a nível estratégico para tomada de decisão de aquisição ou não de uma propriedade rural frente ao volume de investimento necessário”, pontua o CEO da plataforma.

Smart Fazendas foi apresentado com exclusividade durante o Conecta Imobi, maior evento do mercado imobiliário que encerra nesta quinta-feira (12) na capital paulista | Foto: Dione AS/ Diário do Comércio

O empresário destaca que, atualmente, para comprar uma fazenda, a valorização da terra tem sido algo bastante eminente. “O app surge em função da valorização e essa ferramenta ajuda também o produtor rural na tomada de decisão se é um bom negócio investir ou não na compra de determinada fazenda”, explica.

Veja também: Apesar de avanços, mais de 70% das propriedades rurais vivem sem conectividade no País

Ele acrescenta: “Ao mesmo tempo, o app ajuda os corretores de imóveis a terem conhecimentos técnicos bastantes relevantes para um investidor na hora de tomar essa decisão. Um detalhe importante é que o corretor não precisa ter a formação acadêmica em engenharia para realizar essas negociações”, sugere.

Quais as vantagens de usar o Smart Fazenda?

No contexto de Minas Gerais, Coladello explica que o app será de grande valia para pequenos, médios e grandes produtores rurais que estão em busca de terras.

“É um tipo de funcionalidade que atende muito porque Minas é bem potente nesse setor. Inclusive, é um ferramenta que garante a certeza de informações seguras e confiáveis que interessam ao produtor investidor”, diz.

A usabilidade do aplicativo, segundo ele, garante o fomento de novos negócios, o acesso à informação e mais rapidez e segurança na etapa de transação. Os dados de mapeamento são obtidos com informações fornecidas pelos governos estaduais.

Dentre as vantagens, estão:

  • o mapeamento de propriedades em todas as cidades brasileiras;
  • rapidez e acesso a dados de imóveis em menos de três minutos;
  • características de solo, relevo, clima, multas ambientais, produtividade, aptidão agrícola e incêndios;
  • o acesso ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e matrícula do imóvel;
  • a prospecção de clientes de forma silenciosa
  • e a emissão de relatório de bolso sobre as propriedades.
Aplicativo estará disponível nas versões iOS e Android | Foto: Dione AS/ Diário do Comércio

No app, também será possível anunciar imóveis

Rodrigo Coladello esclarece que dentro do aplicativo também há a possibilidade de realizar anúncios para venda de imóveis e terrenos. “Assim como é possível procurar por anúncio, o contrário também ocorre quando alguém precisar divulgar um imóvel. É possível pelo Smart Fazendas inserir as informações relevantes e quem consultar poderá extrair informações do imóvel divulgado para ter dados a serem apresentados aos investidores”.

Quem utilizar a ferramenta também terá acesso a um relatório técnico de cada imóvel para avaliar as culturas que determinada região está preparada economicamente para trabalhar ou comercializar.

“Então você evita comprar um imóvel ou arrendar um imóvel na expectativa de plantar cana-de-açúcar, por exemplo, e descobre lá na frente, que a região é apropriada mais para o cultivo de café. É possível filtrar essa informação e descobrir isso antes da qualquer decisão. O nosso relatório técnico é bem completo e mostra a produtividade da região em tonelada, por hectare, tipos de determinadas culturas e isso a poucos instantes”, conclui.

*O repórter viajou para São Paulo para a cobertura do evento Conecta Imobi, realizado pelo OLX

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas