Agronegócio

Soja pode alavancar safra mineira de grãos a novo recorde em 2022/23

Produção da oleaginosa em Minas Gerais deve crescer 3,7% e alcançar a marca de 7,8 milhões de toneladas na temporada
Soja pode alavancar safra mineira de grãos a novo recorde em 2022/23
Crédito: Ueslei Marcelino/Reuters

Minas Gerais pode registrar uma nova safra recorde de grãos na temporada 2022/23. De acordo com o 2° Levantamento da Safra de Grãos, a estimativa é colher 18,3 milhões de toneladas no Estado, superando em 9% a safra 2021/22. No Estado, segundo os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o destaque é a produção de soja, que deve crescer 3,7% e chegar a 7,8 milhões de toneladas. 

Na safra 2022/23, a expansão da produção estadual vem ocorrendo em função da área de plantio, que ficou 2,9% maior com o uso de 4,19 milhões de hectares. 

O plantio da safra mineira já foi iniciado, mas, devido a irregularidades nas chuvas, está atrasado em relação ao ano anterior. A tendência é de melhores condições nas próximas semanas, o que deve acelerar o plantio. 

Milho

Apesar do aumento na produção de soja, outro produto importante para o Estado, o milho, na primeira safra, deve registrar queda. É esperada retração de 6% na produção, que pode chegar a 5,18 milhões de toneladas. A queda é resultado da redução de 6% na área cultivada, 789,2 mil hectares. Na primeira safra, o grão vem perdendo espaço para outras culturas, como a soja e a produção de milho para silagem.  

No Brasil, a segunda estimativa para a safra de grãos em 2022/23 indica um volume de produção de 313 milhões de toneladas, aumento de 15,5% se comparado com o resultado obtido no último ciclo, o que representa quase 42 milhões de toneladas a mais. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas