Agronegócio

Suinfair 2024 traz inovação e conexões para o setor

Feira está de volta em sua 12ª edição e é realizada em Ponte Nova, no Polo Mineiro de Incentivo à Suinocultura, o chamado Vale do Piranga
Suinfair 2024 traz inovação e conexões para o setor
Uma das mais conceituadas feiras do setor, Suinfair é realizada a cada dois anos | Crédito: Divulgação ASSUVAP

A Feira Mineira de Suinocultura, a Suinfair, uma das principais feiras do setor no País, está de volta em sua 12ª edição. Realizada em Ponte Nova até esta quinta-feira (4), o evento tem histórico de sucesso e inovação e é fundamental para produtores, empresas e profissionais da cadeia produtiva. A estimativa é movimentar R$ 4 milhões em negócios, segundo os organizadores.

“A Suinfair vem para agregar, trazendo grandes oportunidades e tendo, segundo a última pesquisa, 60% de negócios fechados durante sua realização. Além dos resultados instantâneos, a feira também possibilita muito networking e contato direto com o produtor”, ressalta a gerente-geral da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) e da Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e região (Coonsuiponte), Paula Gomides. As duas entidades são organizadoras da Suinfair.

Paula Gomides
Paula Gomides: networking é diferencial da Suinfair | Crédito: Divulgação ASSUVAP

É estratégica a escolha de Ponte Nova para sediar o evento, que acontece a cada dois anos. O Vale do Piranga, que é o berço da Suinfair, é oficialmente o Polo Mineiro de Incentivo à Suinocultura e se destaca também nacionalmente pela produção suinícola. A região detém 35% do rebanho de Minas Gerais e gera, aproximadamente, 370 milhões de quilos de carne suína/ano. Além disso, gera mais de 5 mil empregos diretos e cerca de 33 mil indiretos, segundo dados da Assuvap.

O Vale do Piranga é também o quarto polo de suinocultura independente do País e possui hoje 100 mil fêmeas. Conforme esclarece também a gerente da Assuvap, é uma área bastante forte e pioneira em projetos para o setor. “A suinocultura é bastante resiliente por aqui por ser considerada independente, ou seja, a cadeia envolve o início e o fim da produção”, aponta.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


História de sucesso

A Suinfair foi realizada pela primeira vez em 2000, consagrada no mercado mineiro e nacional então como SuinFest, transformou-se em um marco do calendário para o setor suinocultor. A feira surgiu da necessidade justamente de se promover intercâmbio de conhecimento, tecnologia, inovação e troca de experiências de toda a cadeia produtiva.

Na Suinfair 2024, serão quatro dias (a feira começou no dia 2) onde haverá capacitação para produtores e fornecedores. Segundo Paula Gomides, esta edição terá palestras direcionadas, dentre outros temas, para cooperativismo e também gestão de pessoas. “Este ano, a Suinfair se concentra na conexão em todos os níveis. Desde a interação entre os participantes até a integração das mais recentes inovações tecnológicas da área, a feira busca estabelecer pontes sólidas que impulsionem o crescimento e o desenvolvimento sustentável do agronegócio suinícola”, aponta a gerente da Assuvap.

Haverá painéis que aliam a teoria à prática – e esse é sempre um dos focos da Suinfair. Produtores de suínos contam suas experiências com o cooperativismo e as associações, além dos principais desafios para o sucesso dos negócios. A feira vai ter também painéis sobre sustentabilidade, inovação na agroindústria e tem a participação de grandes nomes da região e do País, que vão apresentar cases de sucesso na suinocultura.

Bem-estar animal, meio ambiente e os desafios da sucessão familiar também serão tratados no Suinfair 2024. Para fechar a programação na quinta-feira, haverá um painel sobre empreendedorismo com suinocultores que vão falar das respectivas trajetórias e características empreendedoras. “Teremos também dois dias de intenso networking e essa é uma das propostas da feira, que evoluiu muito nesses 12 anos”, acrescenta Paula Gomides.

A Saudali, que mantém planta em Ponte Nova e é um dos grandes players do País em suinocultura, é uma das principais empresas que apoia a Suinfair. “Essas trocas promovem um ambiente propício para gerar novos insights de conhecimentos e a criação de parcerias estratégicas, impulsionando a inovação e a gestão sustentável em toda a cadeia produtiva”, acrescenta a supervisora de Marketing da empresa, Esmeralda Canazart.

Expositores

A feira deste ano vai contar com 60 empresas expositoras de áreas como nutrição genética, medicamentos, equipamentos para granjas, instituições financeiras, além de serviços e insumos utilizados na atividade.

A estimativa em 2024 é receber entre 1.500 a 2 mil pessoas e comitivas do Mato Grosso, Espírito Santo, Bahia e Brasília. Como é uma feira técnica, a SuinFair não é aberta ao público e é específica para pessoas ligadas diretamente ao agronegócio. É um evento considerado primordial porque movimenta a rede hoteleira e vários setores de Ponte Nova e também municípios próximos.

Durante os quatro dias, a Suinfair vai gerar empregos diretos para mais de 300 profissionais, dentre prestadores de serviços e funcionários terceirizados que operam a organização, montagem, limpeza, segurança e locação de produtos e serviços.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas