Suinocultura realiza o 1º fórum estadual

Os suinocultores de Minas Gerais estão investindo nos eventos on-line para se atualizar e avançar na produção. Hoje, 24 de julho, data na qual é comemorado o Dia Nacional do Suinocultor, começa o 1° Fórum Estadual da Suinocultura.
O evento, que seria presencial, foi adaptado para o formato on-line e tem o objetivo de levar informações importantes para os suinocultores sobre o mercado dos suínos, mercado de grãos e gestão das granjas, por exemplo.
O evento será realizado pela Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), pela Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) e pela Associação dos Suinocultores do Triângulo e Alto Paranaíba (Astap). O fórum vai de hoje até 18 de agosto.
Durante quatro semanas, serão realizadas oito palestras, sendo quatro pelo Youtube da Asemg e as outras quatro através da plataforma Zoom, que discutirá assuntos mais específicos e requer inscrição prévia para participação.
O evento é voltado para os suinocultores e demais envolvidos na cadeia produtiva. Dentre os temas que serão abordados nas salas fechadas do Zoom, estão a Instrução Normativa 14 (IN 14) – que define normas para as fábricas de ração animal que produzem o alimento com medicamentos -, meio ambiente, energias renováveis e sanidade animal.
Atualização – De acordo com o presidente da Asemg, João Carlos Bretas Leite, o evento é importante para que os suinocultores se mantenham atualizados e acessando informações relevantes para tomar decisões e avançar na produção.
As expectativas são positivas e a estimativa é de alcançar um número grande de produtores, uma vez que o evento será on-line, o que amplia as possibilidades de participação.
“Vamos perder a parte da confraternização que acontecia nos eventos presenciais, mas, diante da pandemia do Covid-19 e a impossibilidade de realizar o evento de forma presencial, vamos manter a programação e levar informações aos suinocultores e demais envolvidos na cadeia. É um evento que abordará temas relevantes da produção. Levar informações de qualidade ao suinocultor mineiro se tornou algo ainda mais urgente nesses novos tempos. Por ser virtual, esperamos alcançar um número maior de suinocultores, o que é muito interessante”, disse.
Para dar início ao fórum da suinocultura mineira, o convidado será Jairo Martiniano, especialista em motivação, desenvolvimento de equipes autogerenciáveis e formação de líderes. Martiniano falará sobre o tema “Como transformar relações saudáveis em resultados?”. A palestra será hoje, às 18 horas, no Youtube da Asemg.
No dia 28 de julho, às 10 horas, a analista de agronegócio do Sebrae Minas e médica veterinária, Fabiana Vilela, fará a palestra “Oportunidades da Energia Renovável”, que será na plataforma Zoom. As demais palestras serão às terças-feiras, às 10 horas, pelo Zoom, e às quintas-feiras, às 18 horas, pelo Youtube da Asemg.
Pandemia não afeta mercado para suínos
Apesar da pandemia do Covid-19, o mercado dos suínos, em Minas Gerais, segue aquecido. O preço pago pelo quilo do animal vivo está em R$ 7,00, maior valor nominal já registrado em Minas Gerais e no País, segundo explicou o presidente da Asemg, João Carlos Bretas Leite.
Além da demanda elevada nas exportações, o consumo interno segue em alta, impulsionado pelo pagamento do auxílio emergencial do governo federal. O preço valorizado é considerado fundamental, uma vez que houve encarecimento dos custos de produção, principalmente, da soja e do milho, que compõem a ração e estão valorizados no mercado. A estimativa é de que o custo médio esteja em torno de R$ 5,00.
“O valor pago pelo quilo do suíno vivo está gerando uma rentabilidade boa para o suinocultor, o que é importante, principalmente, pelo aumento dos custos. As exportações têm ajudado a escoar a produção e manter os preços em níveis rentáveis”, destacou o presidente da Asemg.
Semestre – Segundo os dados da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), de janeiro a junho de 2020, frente a igual período do ano anterior, os embarques de carne suína apresentaram expansão de 113,1% em faturamento (US$ 20,6 milhões) e de 89,2% em volume, com a exportação de 11,2 mil toneladas.
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