Agronegócio

Trip Cafezal propõe conexão da Região do Cerrado Mineiro com mercado europeu

Evento promete reforçar a conexão entre a tradição cafeeira brasileira e o mercado europeu. Confira também outros destaques do Agronegócio
Trip Cafezal propõe conexão da Região do Cerrado Mineiro com mercado europeu
Foto: Divulgação Cafezal Stampa

A cidade de Patrocínio, na Região do Cerrado Mineiro, será palco de um evento que promete reforçar a conexão entre a tradição cafeeira brasileira e o mercado europeu nesta quarta (9) e quinta-feira (10). A Federação dos Cafeicultores do Cerrado, em parceria com o Sebrae Minas, receberá, durante a Trip Cafezal, o fundador e CEO da Cafezal Milano e equipe, Carlos Eduardo Bitencourt, para uma série de palestras e cursos abertos ao público e ao setor cafeeiro.

A Cafezal Milano Specialty Coffee, reconhecida como Melhor Cafeteria da Itália 2025 pelo prestigiado prêmio BarAwards, é a maior marca independente de café de especialidade daquele país em número de lojas, destacando-se como referência em sustentabilidade, modelo de negócios inovação, excelência em qualidade e hospitalidade. O local do evento é o Centro de Excelência do Café, em Patrocínio. Mais informações no site.

Veja, a seguir, outros destaques do Agronegócio:

Expoagro GV movimenta Leste do Estado

A 54ª edição da Expoagro GV vai até este domingo (13), no Parque de Exposições José Tavares Pereira, em Governador Valadares, no Leste do Estado. A exposição conta com uma vasta programação técnica, leilões, cursos, exposição de animais, além de eventos culturais. A feira é organizada pela União Ruralista Rio Doce (URRD), com apoio de entidades parceiras, incluindo o Sistema Faemg Senar e o Sindicato dos Produtores Rurais de Governador Valadares.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A Emater-MG está sendo uma das protagonistas da Expoagro GV e a participação da empresa é voltada para a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável do Leste de Minas. Já foram realizados 6º Fórum Estadual Agroindústria Legal e o Encontro de Bovinocultura e, nesta sexta-feira, será a vez do 3° Encontro Jovens no Campo, programado para as 13h.

Carne suína: receita com exportação é recorde

A receita com a exportação de carne suína do Brasil atingiu um recorde de US$341,6 milhões em junho, com alta de 45,2% em relação ao mesmo período do ano passado, informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Os preços mais altos e o volume embarcado – o segundo maior da história – ajudaram na obtenção do novo recorde. A ABPA indicou também que o cenário aponta para novos recordes nas exportações de carne suína do Brasil em 2025.

Carne suína
Foto: Cesar Machado / Stock Adobe

No ano passado, o País foi o quarto exportador mundial do produto, atrás de EUA, União Europeia e Canadá, segundo dados da associação. Ao todo, as exportações brasileiras de carne suína in natura e processada totalizaram 137,1 mil toneladas em junho, avanço de 28% na comparação com o mesmo mês de 2024.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas