Uberaba sedia 1º Encontro: Conexão Mulheres do Agro nesta quinta-feira

Uberaba, na região do Triângulo Mineiro, será sede do 1º Encontro: Conexão Mulheres do Agro. O evento contará com a participação de cerca de 200 pessoas e tem o objetivo de unir e fortalecer as mulheres que atuam tanto na agricultura como na pecuária. O encontro será nesta quinta-feira, 3 de outubro, no auditório do Sindicato Rural de Uberaba (SRU).
Conforme uma das organizadoras do Conexão Mulheres do Agro, a apresentadora do VideoCast EmpreenDelas e produtora rural, Consuelo Mansur Pereira Farah, o encontro é importante para a troca de conhecimento, capacitação e fortalecimento das mulheres que atuam no setor. A ideia é fazer um encontro por ano.
“O encontro tem uma importância fundamental. Vamos, cada vez mais, unir as mulheres do agronegócio em toda a cadeia, tanto da pecuária quanto da agricultura. Sempre tivemos mulheres atuantes como produtoras rurais e, esse número, só vem crescendo. Por isso, temos que somar umas às outras, aprender, trazer conhecimentos, troca de experiências, ideias e muito networking”, confirma uma das organizadoras.
Caravanas de várias cidades do Triângulo Mineiro estarão em Uberaba. A expectativa é receber mais de 200 mulheres vindas de Capinópolis, Ituiutaba, Prata, Santa Juliana e também Uberaba.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ao reunir as mulheres do agronegócio, o objetivo é compartilhar conhecimento, promover um ambiente de conversa e de networking entre as participantes. O evento contará com a palestra “A importância das mulheres no agronegócio”, ministrada pela gerente da Mulher, Jovem e Inovação da Faemg/Senar, Silvana Novais.
Após a palestra, haverá uma roda de conversa entre diversas lideranças femininas do setor, sob a mediação de Consuelo Mansur. Em nota, a diretora do SRU, Iara Mendes, ressaltou a importância da mulher no setor.
“A mulher é fundamental no agronegócio, atuando em diversas áreas, desde a produção até a gestão e inovação. Seu envolvimento não apenas enriquece o setor com novas perspectivas, mas também contribui para a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável das comunidades. Ao empoderar as mulheres, promovemos a igualdade de gênero e fortalecemos o agronegócio como um todo, tornando-o mais resiliente e diversificado”.
Ainda segundo Iara, o Sindicato Rural tem buscado levar a esse público capacitação e oportunidades de negócios, que será o foco do encontro.
O 1º Encontro: Conexão Mulheres do Agro é organizado pelo Sindicato Rural de Uberaba, com apoio da Faemg/Senar – Mulher, ABCZ Mulher, Emater, Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e EmpreenDelas.
Dados de mulheres no agronegócio
O País ainda tem carência de dados mais atualizados sobre a participação feminina no agronegócio. O último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE, que é de 2017, mostrou que o número de propriedades rurais administradas por mulheres em Minas Gerais cresceu 46% – de 2006 a 2017 -, passando de 59,3 mil para 86,7 mil.
Com esse avanço, o percentual de propriedades mineiras sob direção feminina subiu de 10,7% para 14,3%, mas ainda ficou abaixo do índice nacional (19%).
Ouça a rádio de Minas