VBP em MG atingiu R$ 47,6 bi em 2020

O Valor Bruto de Produção (VBP) de Minas Gerais atingiu R$ 47,6 bilhões em 2020, o que representa incremento de 38,7% na comparação com o ano anterior. O resultado deixa o Estado em quarto lugar no ranking nacional, atrás de Mato Grosso, São Paulo e Paraná. Os dados são da pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
O estudo divulga os dados de área, produção, rendimento médio e valor da produção de 64 produtos agrícolas (não inclui pecuária, silvicultura e extração vegetal), em todos os municípios brasileiros. Em Minas Gerais, há informação para 50 produtos, o que faz do Estado, juntamente com São Paulo, os dois com maior diversidade de produção.
Minas Gerais é o principal produtor de café nacional. Em 2020, a produção foi recorde tanto no Estado quanto no Brasil. Se fosse um país, Minas Gerais seria o maior produtor mundial. Se considerássemos apenas o café arábica, a participação da produção mineira superaria 72,2% da produção nacional.
Em virtude de sua fisiologia, ele possui um ciclo bienal; ultimamente, anos pares são anos de “safra cheia” e anos ímpares, de menor produção. Em 2020, o café, sozinho, correspondeu a 34,9% do valor total da agricultura do Estado, segundo a PAM (em 2019, esse valor foi de 28,6%). Posto isso, sua produção e preço geralmente determinam as variações no valor total da produção agrícola em Minas Gerais
Além do café, contribuíram para o aumento do VBP da agricultura em Minas Gerais, de acordo com os dados da PAM, os seguintes produtos, em ordem decrescente de valor absoluto: soja, milho, feijão, cana-de-açúcar, laranja, alho, batata-inglesa, trigo e sorgo, entre outros. É interessante salientar que a produção de grãos, cereais, leguminosas e oleaginosas também foi recorde no Estado em 2020, superando 15,8 milhões de toneladas.
Em termos municipais, entre os 100 municípios com maiores VBP´s da produção agrícola do País, nove estão em Minas Gerais. São eles: Unaí (35º), Uberaba (36º), Paracatu (41º), Perdizes (46º), Patrocínio (62º), Rio Paranaíba (72º) Sacramento (77º), Buritis (88º) e Coromandel (90º).
Ouça a rádio de Minas