Agronegócio

Veja os destaques do agronegócio deste sábado (22/07)!

Veja os destaques do agronegócio deste sábado (22/07)!
Soja, milho de 2ª safra e algodão devem continuar alavancando o crescimento da produção | Crédito: Reuters/Daniel Acker

Semana do Fazendeiro em Viçosa tem Hub Conecta Day

Estão abertas as inscrições para o Hub Conecta Day, evento presencial que o governo de Minas realiza, na próxima terça-feira (25), durante a Semana do Fazendeiro, evento tradicional realizado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), no campus da cidade da Zona da Mata. Nesta edição, serão abordados temas de interesse das cadeias produtivas da fruticultura, do café, do leite e da aquicultura. As inscrições podem ser feitas pelo site Sympla (procurar pelo nome Hub Conecta Day) ou presencialmente no dia do evento. As atividades serão no Espaço Inovação do TecnoParq/UFV – Campus de Viçosa.  A seleção dos temas levou em consideração a vocação agrícola regional. O café, por exemplo, abrange 70% da área destinada à agricultura. A região também se transformou em um novo polo de fruticultura. Principal bacia leiteira do País, o Estado tem a atividade em todas as cidades, especialmente nas pequenas propriedades. Na Zona da Mata, são produzidos 821 milhões de litros, cerca de 8,5% do total mineiro. A região é ainda um dos maiores polos produtores de peixes ornamentais do Brasil e tem produção significativa de tambaqui, tambacu, tambatinga, carpa e alevinos. Além dos produtores rurais, a iniciativa é direcionada a empresas, startups, cooperativas, associações, fabricantes de equipamentos, profissionais e colaboradores dos setores produtivos que serão abrangidos na programação da Semana do Fazendeiro. 

Tecnoagro em Uberlândia supera expectativas

Com foco na capacitação dos profissionais e potencialização do agronegócio local e regional, o TecnoAgro encerrou seus dois dias de evento em Uberlândia com um balanço positivo. Foram registrados mais de 2.300 visitantes, entre produtores, autoridades, pesquisadores, empresários, palestrantes, estudantes e jornalistas, além dos participantes online que se conectaram na transmissão ao vivo.   O primeiro dia do evento abordou o agro como impulsionador da economia do Estado, Fazenda 5.0 e futuro do crédito rural. O governador Romeu Zema abriu o evento e falou sobre o aumento da participação do agronegócio mineiro no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. No segundo dia, as principais pautas foram sustentabilidade, transformação digital e liderança feminina no campo. Os visitantes puderam assistir a 40 apresentações, entre palestras e painéis, visitar estandes de expositores, feira de produtores, espaço exclusivo de inovação para startups com foco no agronegócio e fazer networking.  No espaço de inovação, Bernardo Araújo, COO do Agroven, disse que o Brasil concentra mais de 1.700 startups dedicadas ao agronegócio e que têm sido bem aceitas pelo produtor rural. O TecnoAgro foi realizado de 17 a 18 de julho, com realização da TV Integração, com patrocínio da Codemge, e do governo do Estado e apoio institucional do Sindicato Rural de Uberlândia, IMA, Epamig, Emater-MG e Seapa. 

ACNB já tem nova diretoria para biênio 2023-2025

Victor Paulo Silva Miranda é o novo presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) para o biênio 2023-2025. “Integração e diálogo são as palavras que melhor definem a proposta da nova diretoria da ACNB. A última gestão, comandada por Nabih Amin El Aouar, que permanece como vice-presidente, houve um excelente trabalho em prol do Circuito Nelore de Qualidade, Ranking Nacional, Expoinel e valorização da carne bovina, entre outras conquistas. Além disso, realizou um importante trabalho de fortalecimento da própria ACNB”, assinala Miranda. Ele destaca que o trabalho seguirá em ritmo intenso, seguindo os mesmos princípios, ampliando ainda mais a participação dos criadores, trabalhando em conjunto com outras entidades como a ABCZ, participando da Câmara Setorial da Carne Bovina, do Ministério da Agricultura e Pecuária, e da Comissão de Bovinocultura de Corte, da CNA, além de outros fóruns.

Produção de grãos no País deverá chegar a 390 milhões/t

A produção de grãos no Brasil deverá aumentar 24,1% nos próximos dez anos, chegando perto de 390 milhões de toneladas na safra 2032/2033, com acréscimo de 75,5 milhões/t, o que corresponde a uma taxa de crescimento de 2,4% ao ano. Soja, milho de 2ª safra e algodão devem continuar alavancando o crescimento da produção. A área deve expandir-se dos atuais 77,5 milhões de hectares (Conab – maio/2023) para 92,3 milhões de hectares em 2032/33. Os números são do estudo Projeções do Agronegócio Brasil 2022/23 a 2032/33, feito pela Secretaria de Política Agrícola, do Mapa, e pela Embrapa. As projeções mostram um enorme potencial de crescimento, que deverá ocorrer, principalmente, com base na produtividade, porém, será necessário ampliar a pesquisa. A expansão de área deverá ocorrer devido ao padrão de crescimento da agricultura brasileira. O estudo aponta que a produtividade e as tecnologias operam juntas para o crescimento sustentável. A adição dos 14,7 milhões de hectares à área plantada de grãos poderá vir da conversão de áreas hoje degradadas, particularmente, oriundas de pastagens extensivas, entre outras possibilidades, que evitem afetar a cobertura vegetal do País. Segundo a pesquisa, 78% da expansão da área plantada deverá ocorrer com o cultivo da soja. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas