Agronegócio

Mineira, Veloso Coffee tem um dos melhores grãos de café do mundo

Com produção em Carmo do Paranaíba, João Pinheiro e Unaí, empresa venceu o 2º lugar do Cup of Excellence 2023, o mais importante concurso de qualidade de cafés
Mineira, Veloso Coffee tem um dos melhores grãos de café do mundo
Empresa tem aproximadamente 6 mil hectares de café plantados, onde são produzidos 200 mil sacas de 60 kg do produto ao ano | Crédito: Veloso Coffee/Divulgação

Localizada no coração do cerrado mineiro, a produtora e exportadora de cafés Veloso Coffee venceu o segundo lugar no Cup of Excellence (COE) 2023. No evento, conhecido como o “Oscar dos cafés”, a empresa obteve 89,98 pontos na categoria “experimental”.

Prestigiosa pela indústria cafeeira, a competição está presente em 15 países ao redor do mundo, tendo sua origem no Brasil, na década de 90. Neste ano, o evento inovou ao categorizar as premiações de acordo com os diferentes processos de produção do café: via seca (natural), via úmida (descascado) e experimental (fermentados).

“Estamos orgulhosos de ter dois cafés no topo. Entre os dez melhores, conquistamos o 7º lugar via seca (natural) e o 2º lugar experimental (fermentação). Isso reflete a nossa dedicação à cafeicultura, destacando a qualidade, esforço e eficiência”, adianta ao DIÁRIO DO COMÉRCIO o gerente de marketing do Grupo Veloso Coffee, Pablo Barcelos. Os grãos de café que ocuparam o 7º lugar vêm da Fazenda Ecoagrícola, situada na Serra do Cabral, no município de Francisco Dumont, no Norte do Estado.

Quase cinco décadas de história e tradição

Os primeiros passos da Veloso Coffee remontam à década de 1970, quando o empresário Pedro Humberto Veloso, patriarca da família, iniciou os negócios. A primeira fazenda de café foi estabelecida em Carmo do Paranaíba, no cerrado mineiro, onde a família ainda reside.

Ao longo dos anos, o produtor adquiriu outras propriedades, que compreendem o Complexo Santa Cecília, em Carmo do Paranaíba, na região do Alto Paranaíba, com cinco fazendas de café arábica. Há também o Complexo Santa Rita, em João Pinheiro, na região Noroeste de Minas, com três fazendas também para a produção de café arábica. Já o Complexo Palmeira, situado em Unaí, também no Noroeste do Estado, conta com uma fazenda para a produção de café arábica, além do cultivo de feijão, milho, alho, ervilhas, soja, trigo e sorgo.

“A empresa tem hoje mais de 6 mil hectares de café plantados, onde são produzidos 200 mil sacas de 60 quilos por ano. De 2022 para 2023, a produção já cresceu cerca de 25%”, resume Pablo Barcelos.

Soluções de sustentabilidade

Nas fazendas da Veloso Coffee, destacam-se ações que integram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dentre as iniciativas, está a destinação de resíduos, como a casca do café, para o reaproveitamento direto na adubação orgânica. Para a secagem dos grãos, são utilizadas somente as madeiras de eucalipto reflorestado e do próprio café. Em todos os complexos, é realizado o corte de plantas de cobertura para proteger a macrobiótica do solo, devido à geração de matéria orgânica. 

Café não é comercializado no Brasil

Em sua trajetória, o Veloso Coffee tem atuado diretamente com o mercado internacional e não comercializa seus produtos no Brasil. De acordo com Pablo Barcelos, a exportação se volta especificamente aos cafés especiais. “Exportamos apenas cafés especiais e um prêmio Cup of Excellence (COE) 2023 ratifica nossa proposta de trabalho, que é manter a qualidade do manejo, do plantio à colheita, e entregar para nossos clientes o melhor café”, salienta o gerente de marketing da marca.

Representantes da Veloso Coffee comemoram premiação no Cup of Excellence 2023, o Oscar dos cafés.
Representantes da Veloso Coffee comemoram premiação no Cup of Excellence 2023, o Oscar dos cafés. | Crédito: Veloso Coffee/Divulgação

Ele ainda elenca que Itália, Suíça e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, são alguns dos principais mercados que importam os produtos, mas as negociações são feitas por torrefadoras parceiras. E que as maiores torrefadoras de café do mundo estão entre os clientes da empresa. “Não exportamos para o consumidor final. Vendemos por país, especificamente, para as torrefadoras”, explica.

Lances

Os cafés premiados no Cup of Excellence 2023 terão a oportunidade de participar de um leilão internacional altamente disputado. A Veloso Coffee tem participado do COE desde 2017 e, somente neste ano, competiu com aproximadamente 600 outras amostras na primeira fase do concurso, avançando para a segunda etapa com outras 14 amostras em cada categoria.

Os 30 lotes vencedores do Cup of Excellence 2023 (com 10 cafés por categoria) serão comercializados em leilão on-line, cujo preço de abertura será de US$ 6,50 por libra-peso para cada lote. Esse valor equivale a mais de R$ 4.300 por saca de 60 quilos. Ainda não há uma data definida para a realização do leilão.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas