Vem aí mais uma edição do Festival Queijo, Cachaça e Viola

Uma noite para celebrar a mineiridade e as raízes culturais do interior. Assim será o Festival Queijo, Cachaça e Viola, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), no dia 6 de julho, às 18h, no Parque Fernando Costa, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. A entrada é gratuita. Já está confirmada a participação de 10 expositores de queijo e seis expositores de cachaça. Os visitantes poderão degustar as iguarias e votar no melhor queijo. Para a realização do Festival Queijo, Cachaça e Viola, a ABCZ conta com parcerias da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg/Senar) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG). Um dos destaques é o 1º Encontro e Concurso de Violeiros Amador e Mirim, que quer descobrir novos talentos da música caipira. O regulamento completo do 1º Encontro e Concurso de Violeiros Amador e Mirim está no site da ABCZ.
Confira mais destaques do agro:
Plano Safra maior
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (18) que o Plano Safra 2024/2025 “certamente” será maior que o do ano passado, mas que ainda são necessários cálculos para apontar o valor total, que deve ser anunciado na próxima semana. Em entrevista na saída do prédio da Fazenda, após se reunir com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Carlos Fávaro, Haddad disse que o valor do Plano será fechado nesta semana e seguirá para análise do presidente Lula na segunda-feira da próxima semana, com o anúncio na terça-feira (25). O Plano Safra atual já havia sido considerado pelo governo como o “maior da história”. Para a agricultura empresarial, foram disponibilizados R$ 364,2 bilhões, e para a agricultura familiar, R$ 71,6 bilhões. No Plano Safra 2023/2024, houve um aumento do 28% referente ao ciclo anterior.
Conab em Minas
Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já estão em campo desde a última segunda-feira (17) nas regiões produtoras de Minas Gerais para coletar os dados que vão fazer parte do 10º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024. Em modalidade mista, a pesquisa combinará também as informações obtidas remotamente com produtores e instituições parceiras, como cooperativas agrícolas, empresas de assistência técnica públicas e privadas, produtores rurais, revendas de insumos agropecuários e empresas de planejamento e projetos rurais. Serão coletadas informações sobre a área plantada, do estágio de desenvolvimento das culturas, do percentual colhido, da produtividade e qualidade do produto colhido, das condições das lavouras, das condições climáticas e seus reflexos, e do crédito rural para as culturas de algodão, amendoim, arroz, feijão, girassol milho, soja, sorgo e trigo. No último levantamento, estimado pela Conab neste mês de junho, o Estado tinha produção prevista de 16,8 milhões de toneladas. Os números atualizados do 10º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024 serão divulgados no dia 11 de julho.
Prêmio CNA de Mel
Está terminando o prazo para que produtores de mel se inscrevam para participar do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024. As inscrições vão só até o dia 7 de julho e podem ser feitas no site do Sistema CNA/Senar. O prêmio é realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (CBA) e Escola Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (Ebram). O concurso será realizado para duas variedades – Mel Claro e Mel Escuro – e é voltado para os produtores que produzem até 10 toneladas por ano. O regulamento completo pode ser conferido no site da CNA.
Ouça a rádio de Minas