Agronegócio

Verde AgriTech lança produto no mercado

Verde AgriTech lança produto no mercado
O produto, de acordo com a fabricante, possui cerca de 70 minerais e provoca ganhos para a cultura quando usado

A Verde AgriTech, empresa inglesa com ações listadas na bolsa do Canadá e que atua no mercado de fertilizantes, já está produzindo o “K Forte”, um tipo de remineralizador de solo para uso na agricultura, a partir de sua mina de potássio, em São Gotardo, no Alto Paranaíba. De 2005 até hoje, a companhia investiu R$ 120 milhões em pesquisas e no desenvolvimento do produto, que promete revolucionar o tratamento do solo para a agricultura.

“O ponto mais interessante do projeto é que a área da mina fica em um pasto degradado. Abaixo desse pasto, tem a presença de um mineral chamado siltito glauconitico, que é retirado do local através de um processo de ativação mecânica. Depois, aceleramos a disponibilidade de nutrientes do produto, matéria-prima do ‘K Forte’, que, por sua vez, é usado no solo provocando ganhos para a planta”, explicou o diretor da empresa no Brasil, Cristiano Veloso.

De acordo com o diretor da Verde AgriTech, à medida que o mineral é retirado nas operações de lavra, a empresa recompõe a área com reflorestamento com plantas nativas. A reserva do mineral no ativo está estimada em 3 bilhões de toneladas, segundo Veloso.

O “K Forte” é um remineralizador de solo com base na liberação gradual de potássio e na rica oferta de silício e magnésio. Segundo o diretor da empresa, o produto tem cerca de 70 minerais e, além de enriquecer o solo e provocar ganhos para a planta, o silício presente no “K Forte” também faz as plantas mais resistentes a alguns tipos de pragas.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Na avaliação de Veloso, o “K Forte” é uma alternativa sustentável e mais econômica em relação ao cloreto de potássio, fertilizante químico amplamente utilizado nos campos do País. Entre os benefícios do produto, o diretor destacou o aumento da capacidade do solo de reter nutrientes e água; a disponibilidade de fósforo no solo, sem alterar o pH; a redução das perdas de nitrogênio por volatilização e lixiviação; e ausência de sal e cloro.

Exportação – O foco da empresa é o mercado doméstico, mas o “K Forte” já está sendo exportado em pequena quantidade para agricultura orgânica e sustentável nos Estados Unidos e também para o Canadá. Em termos de produção, a empresa está em fase de ramp up (aumento gradual da produção). A produção atual e a capacidade não foram informadas.

A Verde AgriTech atua desde a extração do minério de potássio até a distribuição do produto final. Na sua administração, a empresa conta com o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli como um dos seus diretores. A companhia já investiu R$ 120 milhões em pesquisa e tecnologia no Brasil, sendo que sua mina de potássio é a primeira a entrar em operação no Brasil nos últimos 33 anos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas