Verdemar recebe cafeicultores de Minas Gerais em concurso de qualidade

A rede de supermercados Verdemar recebeu os cafeicultores que disputam a etapa final do 20º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. O evento, idealizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) teve a sua prova decisiva na unidade do bairro Sion, região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Neste ano, a região mineira com o maior número de finalistas foi as Matas de Minas com 27 cafeicultores. Em seguida, a região Sul de Minas Gerais teve 18 produtores e o Cerrado Mineiro, cinco marcas participantes. O concurso de 2023 contou com o total de 1.563 inscrições. No Verdemar, os cafés foram avaliados por uma comissão julgadora, formada por jurados do Estado especialistas em cafés especiais.
Para a definição dos cafeicultores campeões da Safra 2023, foram avaliadas 36 amostras na categoria “Café Natural” e 14 amostras da categoria “Café Cereja Descascado, Despolpado e Desmucilado” produzidos em Minas Gerais. Os nomes dos vencedores serão revelados em evento solene no dia 11 de dezembro.
Para aproximar os consumidores dos cafeicultores, o Verdemar entra como parceiro do projeto da Emater-MG. A iniciativa do supermercado visa lançar uma linha especial dos cafés campeões deste concurso nas gôndolas de todas as lojas da rede. Nessa parceria, o Verdemar compra as sacas do primeiro e segundo lugar e dá um destaque especial nas gôndolas das 16 lojas da rede, com um rótulo especial.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Saiba mais sobre a dinâmica para a seleção dos cafeicultores
As amostras foram submetidas à análise sensorial, de acordo com a metodologia da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA), sendo observados atributos como fragrância, aroma, sabor, acidez, corpo e uniformidade, além da ausência de defeitos, doçura, finalização, equilíbrio e a avaliação global. O destaque até o momento desta edição, é que a pontuação mínima de todos os finalistas é de 85 pontos.
“Nosso objetivo é difundir a cultura e o apreço por tomar um café de extrema qualidade. Nós mineiros somos amantes do café, mas, infelizmente, não nos é ensinado a valorizar os cafés especiais. Por isso, fazemos esse investimento de trazer para nossas gôndolas esses que são os melhores grãos de Minas Gerais e do Brasil”, ressaltou o CEO do Verdemar, Alexandre Poni.

O coordenador estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussu, também comentou sobre a importância do evento para o setor no Estado.
“O concurso é uma referência no Brasil em relação à descoberta de novos cafés. Pela capilaridade que a Emater-MG tem no Estado, vamos até as pequenas propriedades, onde estão as joias mais raras. Conseguimos trazer os pequenos produtores para esta competição. São cafeicultores que, até então, não tinham acesso a concursos de qualidade“, concluiu.
Ouça a rádio de Minas