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Carta aberta da SME

Sociedade Mineira de Engenheiros espera avanços e oportunidades a partir da concessão do metrô de Belo Horizonte
Carta aberta da SME
Paralisação ocorre às vésperas do Carnaval | Imagem: Arquivo Diário do Comércio

A Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) tem como missão integrar,
desenvolver e valorizar a Engenharia e seus profissionais. Com atividades
intelectuais e competências técnicas, os engenheiros moldam a realidade do
ambiente em que atuam. Desta forma, promovem desenvolvimento,
inovação e acesso a produtos e serviços de qualidade.

É com esse preceito, de aprimoramento tecnológico, científico,
sociocultural e econômico da sociedade, em especial, a de Minas Gerais,
que valorizamos o resultado do leilão para concessão do metrô de Belo
Horizonte. A Comporte Participações S.A venceu leilão realizado na Bolsa
de Valores de São Paulo nesta quinta-feira, 22 de dezembro de 2022. O lance
único foi de R$ 25.755.111. O valor representa um ágio de 33,2%, já que o
aporte mínimo era de R$ 19.324.304,67.

Após 36 anos de sua inauguração, o ingresso da iniciativa privada permitirá
a continuidade da expansão do metrô, tão aguardada pelos usuários desse
serviço público. Investimentos em infraestrutura geram enorme impacto na
geração de empregos. De forma direta, no planejamento e execução das
obras, onde a engenharia de qualidade mineira será provedora de primeira
linha. Os empregos indiretos serão ofertados por fornecedores,
responsáveis pela entrega de insumos em larga escala.

Análises preliminares apontam um potencial de geração de cerca de 10 mil
empregos diretos e indiretos. A ampliação do metrô irá impactar na cadeia
de empresas de engenharia consultiva, na indústria da construção e na
ampla cadeia de fornecimento. Minas Gerais tem capacidade instalada para
atender essa demanda de curto e médio prazos. Com profissionais formados
e com aqueles que virão das 861 escolas e faculdades de Engenharia aqui
instaladas, todas reconhecidas pelo MEC.

O avanço do metrô demonstra o acertado caminho trilhado pelo Governo
do Estado, em parceria com o Governo Federal. Estão previstas 7 novas
estações e 10,5 km de extensão com investimentos totais de R$ 3,7 bilhões
e 30 anos de concessão. A União vai investir R$ 2,8 bilhões. O estado de Minas
Gerais irá aportar R$ 440 milhões, provenientes do acordo firmado com a Vale à
reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho.
Outros R$$ 460 milhões virão da empresa vencedora, que deve iniciar os
investimentos no primeiro semestre de 2023.

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